Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Rondonistas contam as experiências vividas no Maranhão

Rondonistas contam as experiências vividas no Maranhão

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 21/02/2014 09h37, última modificação 26/04/2016 15h50

Após duas semanas envolvidos em atividades sociais voltadas à população do município de Senador La Rocque, no Maranhão, os oito unimepianos rondonistas retornaram às suas casas com a sensação de dever cumprido.

Entre os dias 24 de janeiro e 10 de fevereiro, eles participaram da operação Portal da Amazônia, do projeto Rondon, e dividiram com a comunidade um pouco do conhecimento adquirido na universidade.

Nesta sexta-feira, 21, às 19h30, a equipe participa de uma acolhida de boas-vindas, na sala dos Colegiados, do campus Taquaral, com entrada gratuita.

EXPERIÊNCIAS

Durante a realização do projeto Rondon, os universitários promoveram oficinas ligadas às suas áreas de estudo, como educação e saúde, cultura, justiça e direitos humanos. Barbarah Nabarretti, 26, do 7º semestre de farmácia, aponta que nas Feiras de Saúde foram realizados mais de 300 atendimentos.

“Fazíamos aferição de pressão arterial e glicemia capilar, além de um breve registro sobre informações básicas dos participantes, como histórico de doenças e uso de medicamentos. Dessa forma, fazíamos uma orientação nutricional, medicamentosa, e até postural, sobre os problemas de saúde individuais”, conta ela. As ações tiveram resultados imediatos na cidade, a exemplo das oficinas de música ministradas por Jéssica Camolesi, 20, do 5º semestre de música-licenciatura.

“No último dia que estive em Senador La Rocque, uma professora me abordou e disse que já tinha aplicado uma atividade aprendida nas oficinas. Disse que os alunos amaram e que estava comprando material para fazer outras atividades. Isso me deixou muito emocionada, pois percebi que as oficinas trouxeram benefícios”, lembra a estudante.

A diferença entre culturas distintas e da realidade vivida em Senador La Rocque chamou a atenção dos universitários. “Um verdadeiro contraste de realidades. A cidade necessita de mudanças urgentes voltadas ao saneamento básico, controle de venda de medicação e estruturação do trânsito. Esses foram os principais fatores que me chamaram nossa atenção e os quais percebi que desencadeiam problemas sérios no município”, avalia Ariana Jesicka de Oliveira, 25, do 7º semestre de nutrição.

Daniele de Aguiar Galavoti, 34, aluna do 9º semestre de fisioterapia complementa: “Lá não tem açougue, as carnes ficam expostas nas ruas com moscas e diversos animais próximos a estes estabelecimentos”.

Os rondonistas viajaram a Senador La Rocque com a intenção de ajudar e levar conhecimento, mas voltaram com a impressão de que aprenderam muito mais do que transmitiram, como conta André Luís de Oliveira, 21, estudante do 8º semestre de ciências econômicas.

“Acho que estudar durante anos e finalmente \'poder por a mão na massa´ e trabalhar na parte social não só auxilia a vida profissional, mas engrandece o lado pessoal, dando mais sentido pra vida. O projeto Rondon é uma sala de aula que mede oito milhões de quilômetros quadrados. A universidade ficou pequena, a cadeira da sala de aula nunca mais será a mesma”, afirma Oliveira.

Além deles, participaram também da operação Portal da Amazônia: Franciele Pina, 20, do 7º semestre de pedagogia; Paula Batista, 25, do 9º semestre de psicologia e Tatiane Aparecida Duarte Velozo, 27, que cursa o 9º semestre de nutrição. Foram acompanhantes dessa jornada os professores Cassiano de Almeida Barros, coordenador do curso de música-licenciatura, e Cibele Adriana Perina, docente da Faculdade de Ciências Humanas (FCH).

ACOLHIDA

Para dar as boas-vindas aos rondonistas, a Coordenação de Extensão e Assuntos Comunitários da Unimep promove nesta sexta-feira, 21, um encontro de acolhida aos participantes da iniciativa. No encontro, todos contarão sobre a vivência em Senador La Rocque. O evento ocorre na Sala dos Colegiados do campus Taquaral, às 19h30, e é aberto a todos os interessados.

Texto:
Jéssica Rodrigues