Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Salão Universitário de Humor celebra 20 anos com programação especial

Salão Universitário de Humor celebra 20 anos com programação especial

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 28/02/2012 15h08, última modificação 26/04/2016 15h48

O anúncio de abertura das inscrições do 20º Salão Universitário de Humor de Piracicaba - Unimep,  promovido na tarde desta segunda-feira, 27, durante coletiva de imprensa no Centro Cultural Martha Watts – marcou o início de várias iniciativas especiais a serem promovidas em 2012, para celebrar os 20 anos de um dos mais respeitados eventos do humor gráfico do país. 

No encontro com a imprensa, o presidente do Salão Universitário, Camilo Riani, acompanhado do reitor da Unimep e diretor-geral do IEP, Clovis Pinto de Castro, da coordenadora do Centro Cultural Martha Watts e do Núcleo Universitário de Cultura da instituição, Joceli Lazier, e do coordenador de Extensão e Assuntos Comunitários, Josué Adam Lazier, comunicaram a realização de várias atividades. 

Dentre elas, a montagem de exposições temáticas de trabalhos do acervo do salão que, a partir de agora, irá compor a programação do Centro Cultural, e a transferência de todo o acervo do salão, composto por cerca de 2.000 mil desenhos, livros, catálogos, fotos e troféus, dentre outros. 

Com a transferência, de acordo com Riani, será mais fácil guardar, preservar e pesquisar o material, que é de suma importância para pesquisadores da área. Ele também apresentou o cartaz da 20ª edição do evento, assinado por Eduardo Grosso, cartunista e diretor do Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação de Humor Gráfico de Piracicaba (CEDHU). Grosso foi também autor do cartaz da 1ª edição do salão.

EXPOSIÇÃO 

A primeira exposição, que traz 35 trabalhos premiados ao longo desses 20 anos, está montada na Sala Monet e permanece aberta à visitação até o próximo dia 2 de março. Após essa data, será transferida para um dos corredores principais do Centro Cultural e para uma sala de exposição. Neles, os visitantes poderão conhecer ou rever trabalhos de acordo com datas ou eventos específicos, como em março, em homenagem às mulheres, ou períodos eleitorais. 

“É um resgate da história do acervo, com trabalhos que representam momentos históricos da trajetória do salão”, afirmou Riani. Na ocasião, o reitor da Unimep também mencionou projetos para a digitalização futura do acervo e a busca por parceiros para a produção de um livro.

INSCRIÇÃO 

As inscrições para o Salão Universitário de Humor vão até 21 de maio. A seleção dos trabalhos inscritos pelo júri de seleção ocorre no dia 28 de maio. e a divulgação dos vencedores, debate e abertura ocorre no dia 1º de junho. Outras informações podem ser consultadas no site unimep.br/salaodehumor.


Texto: Angela Rodrigues 
Fotos: Fábio Mendes
Coordenação/edição: Celiana Perina
Última atualização: 28/02/2012

registrado em: