Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Salão Universitário de Humor da Unimep tem 91 trabalhos selecionados; vencedores serão conhecidos no sábado, 3

por Angela Rodrigues publicado 30/05/2017 02h00, última modificação 06/06/2017 08h30

Além de trabalhos enviados de diferentes regiões do Brasil, a 25ª edição do Salão Universitário de Humor da Unimep recebeu 311 obras de países como China, Irã, Uruguai, Índia, Romênia, República Tcheca, Indonésia, Sérvia e Turquia. Deste total, o júri de seleção, que se reuniu essa semana, escolheu 91 obras, sendo 49 caricaturas; 19 cartuns; 13 charges e 10 História em Quadrinhos (HQs) que comporão a exposição principal do evento. Os vencedores de cada categoria, além  do prêmio Meio Ambiente Centro Cultural Martha Watts – Unimed, serão conhecidos no próximo sábado, 3.

Este ano, houve aumento do envio de trabalhos nas categorias charge e HQ, que, geralmente têm adesão menor por parte dos participantes. “Caricatura continua sendo destaque, mas temos obras com grande qualidade nestas em específico e em todas as outras modalidades. Isto é muito bom, pois amplia a presença do pensamento crítico nas obras criadas pelos jovens artistas universitários”, conta o professor e cartunista Camilo Riani, que também preside o Salão Universitário de Humor da Unimep.

O júri de seleção foi composto por pesquisadores, artistas, profissionais e professores de comunicação, como Hugo de Lima, Glauco Madeira, Sérgio Campos e Wesley Lopes. A coordenação geral dos trabalhos foi de Riani. O 25º Salão Universitário de Humor da Unimep é realizado em parceria com a Assessoria para Assuntos Internacionais da Unimep.

PARALELAS

Para celebrar a trajetória de 25 anos do Salão Universitário de Humor, além da mostra principal ocorrem quatro exposições paralelas.

No próprio campus Taquaral, será possível visitar A Paralela das Paralelas, que é integrada pelos melhores desenhos de humor gráfico que compuseram as paralelas do Salão de Humor desde 1992. Entre as peças de anos anteriores há trabalhos que integraram a histórica Pasquim Censurado, com desenhos rasurados pela censura; Vida e Obra do Henfil; desenhos da exposição de Luis Fernando Veríssimo; e ainda desenhos assinados por Fernando Gonsales; Dálcio Machado, Baptistão, Jal e Gual, entre outros. A iniciativa é composta por 20 obras.

Também no campus Taquaral será possível conferir a mostra Maria Sai da Lata, da unimepiana que cursou publicidade e propagada e design gráfico, Maria Luziano. Já no Centro Cultural Martha Watts, além da tradicional paralela com trabalhos da temática meio ambiente, está prevista também a exposição 25 Anos de Muito Bom Humor, com cartazes históricos que ilustraram as edições do salão e assinados por renomados profissionais do humor gráfico. Todo o material foi confeccionado exclusivamente para o concurso.

As quatro exposições poderão ser visitadas a partir de 5 de junho e a entrada é gratuita.

Texto e coordenação: Celiana Perina
Ilustração: Rodrigo da Silveira