Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Salão Universitário de Humor revela vencedores na próxima sexta-feira, 10

Salão Universitário de Humor revela vencedores na próxima sexta-feira, 10

por Angela Rodrigues publicado 29/05/2016 05h00, última modificação 08/06/2016 13h36

Incoerência em torno das mídias sociais, questão ambiental e comportamentos preconceituosos estão dentre os temas mais abordados pelos participantes desse ano do Salão Universitário de Humor da Unimep em seus trabalhos. O evento, que na atual edição teve recorde de inscrições, premiará os vencedores nessa sexta-feira, 10. Nessa data ocorre a abertura e premiação do evento, a partir das 19h, no Átrio do Centro Cultural e de Convivência do campus Taquaral da Unimep. A entrada é gratuita e a iniciativa é aberta à comunidade.

Do total de 523 inscritos na atual edição do Salão, foram escolhidos 84 obras das quais 54 são caricaturas, 18 cartuns, 6 charges e 6 HQs (histórias em quadrinhos). O presidente da comissão organizadora do Salão Universitário e artista gráfico Camilo Riani conta que o concurso recebeu trabalhos do Brasil, Irã, China, Bulgária, Canadá, Lituânia, Polônia, Colômbia e Sérvia. “A cada ano surgem novos talentos impressionantes, este ano representados por novos caricaturistas iranianos, com técnicas artísticas impressionantes”, detalha ele.

No total serão destinados R$ 6 mil em prêmios aos autores nacionais ou internacionais dos melhores trabalhos nas categorias: charge, cartum, caricatura, história em quadrinhos (HQ)/tira, temática (voltada a obras de humor gráfico que tratem especificamente de questões ambientais), e ao vencedor do prêmio internet. Nesse ano, o prêmio internet homenageia o ex-reitor da Unimep, o prof Almir de Souza Maia (1945-2015) e terá novo formato (ver abaixo).

Abertura e premiação

A abertura do Salão Universitário de Humor terá início às 19h, no Átrio do Centro Cultural e de Convivência do campus Taquaral da Unimep (localizada embaixo da biblioteca), com o debate Arte, Humor e Crise: A gente não quer só comer!. O evento será transmitido pela TV Unimep e o público poderá fazer perguntas diretamente aos cartunistas do júri de premiação. Na sequência, ocorre a divulgação dos premiados, homenagens especiais e a abertura de duas exposições: a mostra competitiva com os selecionados desse ano e a mostra paralela Humor pra lá de Olimpo, com caricaturas e cartuns criados por cartunistas do Júri e universitários participantes de edições anteriores do Salão, em homenagem ao esporte.

Os vencedores do Salão Universitário de Humor 2016 serão definidos por comissão composta por Dalcio Machado, chargista do Correio Popular, capista da revista Veja e autor de vinhetas para a Rede Globo de televisão; Osvaldo da Costa, cartunista, professor e mestre em comunicação; Fred Ozanan, recordista de premiações do Salão Universitário; Renato Elston Gomes, coordenador do curso de publicidade e propaganda da Unimep; Eduardo Baptistão, caricaturista do jornal O Estado de S. Paulo e criador das caricaturas semanais da revista Veja; Joceli Lazier, coordenadora do Núcleo Universitário de Cultura da Unimep e do Centro Cultural Martha Watts e responsável pelo prêmio Meio-ambiente/Centro Cultural Martha Watts-Unimed; José Lima Jr, professor do curso de filosofia e Adolpho Queiroz, membro do Conselho do Salão Internacional de Humor e primeiro presidente do Salão Universitário da Unimep.

Prêmio Internet

O prêmio Internet que será uma homenagem ao ex-reitor da Unimep, Almir Maia, terá novidades nesse ano. No valor de R$ 1.000, o prêmio será definido entre os trabalhos selecionados, por votação via internet, a partir de seleção dos próprios artistas e autores selecionados. De acordo com Riani, cada artista deverá apontar, dois trabalhos de sua preferência, sendo no máximo um de sua própria autoria. Dos selecionados, os internautas poderão escolher o vencedor entre os dias 20 e 30 de junho.

Anote – Premiação e abertura do 24º Salão Universitário de Humor da Unimep. Dia 10, a partir das 19h, no Átrio do Centro Cultural e de Convivência do campus Taquaral da Unimep (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). Entrada gratuita. Informações no (19) 3124-1611..

Texto:
Angela Rodrigues