Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Saúde Mental é tema da 20ª Mostra Acadêmica da Unimep

Saúde Mental é tema da 20ª Mostra Acadêmica da Unimep

por Angela Rodrigues publicado 17/02/2023 05h00, última modificação 17/10/2023 17h11

O principal evento acadêmico da Unimep – a Mostra Acadêmica – chega à 20ª edição em 2023. Nesse ano, traz como tema principal um dos assuntos mais relevantes da sociedade e em destaque em diversas áreas do conhecimento: a saúde mental.

Com o tema “Saúde Mental: Um Direito Fundamental Social”, a 20ª Mostra Acadêmica reúne apresentações de trabalhos acadêmicos e de pesquisa desenvolvidos no âmbito da graduação e da pós-graduação, pesquisa e extensão da universidade. A iniciativa será promovida nos dias 8 a 10 de novembro, no campus Centro, e terá a programação completa divulgada em breve.

Ao longo da programação, serão realizados os eventos: Congresso de Iniciação Científica, Seminário de Extensão, Congresso de Pesquisa, Simpósio de Ensino Graduação e o Congresso de Pós-Graduação.

A palestra de abertura, que ocorre no dia 8, a partir das 19h20, no campus Centro, terá como tema: “Saúde mental: um direito fundamental social, com ênfase na questão da dependência química”.

SAÚDE MENTAL – Segundo a pesquisa Global Health Service Monitor 2023, realizada pelo Instituto Ipsos, a saúde mental é o principal problema apontado pelos brasileiros em termos de bem-estar. O dado faz parte de pesquisa que mapeou os problemas de bem-estar em diversos países do mundo.

O estudo mostra ainda que a preocupação sobre esse assunto aumentou nos últimos anos. Em 2018, o monitoramento revelou que 18% dos entrevistados mencionaram a saúde mental como tema de maior preocupação. Já em 2023, esse percentual foi de 52%. Para a pesquisa divulgada em 2023, a Ipsos entrevistou 23.274 pessoas, das quais 1.000 no Brasil.

“A preocupação com a saúde tem se intensificado nas últimas décadas. Apesar de todo o avanço nas tecnologias digitais e ferramentas baseadas nos conhecimentos cibernéticos, continuamos sofrendo com novas e antigas doenças. Particularmente, o que chamamos de doenças mentais ou relacionadas aos sistemas neuropsicológicos, têm afligido a sociedade de maneira generalizada. A saúde mental nunca foi tão estudada e, ao mesmo tempo, tão abalada. Comprovadamente, os efeitos da pandemia da Covid 19 contribuíram para o agravamento dessa realidade. Os conflitos provocados por disfunções mentais têm chamado a atenção das autoridades, especialmente no que diz respeito ao comportamento humano, seja no pessoal, seja no coletivo”, afirma o reitor da Unimep, o professor Ismael Valentin.

Segundo ele, a expectativa da Mostra Acadêmica é oferecer espaços para a informação, reflexão e aprofundamento do tema a partir da contribuição de docentes, discentes, pesquisadores e profissionais que atuam na área da saúde.

Acompanhe mais detalhes e informações sobre a Mostra Acadêmica nesse link: http://unimep.br/mostraacademica/index.php?fid=66&ct=1076

ANOTE – 20ª Mostra Acadêmica da Unimep – “Saúde Mental: Um Direito Fundamental Social”. Dias 8 a 10 de novembro, no campus Centro da Unimep (rua Rangel Pestana, 762, Centro, Piracicaba).

Texto: Angela Rodrigues – Assessoria de Comunicação da Unimep
Fotos: acervo Unimep e banco de imagens gratuito
Última atualização: 17.10.2023