Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Identidade da Unimep é tema de tese de doutorado em educação

Identidade da Unimep é tema de tese de doutorado em educação

por Angela Rodrigues publicado 04/08/2016 05h00, última modificação 24/08/2016 09h48

O inconformismo da comunidade acadêmica, o método coletivo-participativo-dialético e a ética da construção da cidadania são as três categorias conceituais que permitem compreender o processo e movimento da Política Acadêmica da Unimep na construção de sua identidade, na sua razão de ser universidade. Essa foi a conclusão da tese de doutorado em educação de Luis de Souza Cardoso, secretário executivo do Cogeime – Instituto Metodista de Serviços Educacionais, defendida no último dia 26 de julho. Com o título "A identidade da UNIMEP no movimento de sua Política Acadêmica: uma teoria fundamentada nos dados", a pesquisa foi a primeira de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp).

O objetivo de Cardoso foi o de investigar o processo de constituição da identidade da Universidade Metodista de Piracicaba no movimento de construção de sua Política Acadêmica (PA). “A força da Unimep residiu nesse processo e movimento do estabelecimento de sua Política Acadêmica. O que a identifica, de acordo com minhas análises, é o inconformismo presente na comunidade acadêmica, que não só questionou o status quo do modelo de sociedade, como também foi capaz de fazer a crítica da própria Universidade, enquanto reprodutora da ideologia dessa mesma sociedade, buscando assim a sua superação e a construção coletivo-participativo-dialética de uma proposta que qualifico como contra-ideológica e contra-reprodutivista”, destaca.

De acordo com Cardoso, a Política Acadêmica da Unimep, aprovada em 1992, constituiu-se à época em caso sui generis no campo universitário brasileiro, pela metodologia de sua construção e a definição radical de seu fundamento e razão de ser universidade, pautada na ética valorativa da construção da cidadania enquanto patrimônio coletivo da sociedade civil. “Ao traçarmos uma narrativa da Unimep, da construção de sua Política Acadêmica e demais políticas, a pesquisa buscou explicar e compreender o processo e movimento institucional, bem como, sua incidência na constituição da identidade da universidade”, afirma.

A tese foi aprovada com qualificação máxima, após a apresentação para a banca examinadora que teve como presidente a profª Roseli Fischmann, da Umesp, e os docentes Nicanor Lopes, Roger Marchesini de Quadros Souza e Rui de Souza Josgrilberg, todos da Umesp, e Ely Eser Barreto César, da Unimep. A pesquisa teve a orientação de Roseli Fischmann.

Método de pesquisa –
Para a pesquisa e o desenvolvimento do doutorado, Luis Cardoso utilizou o método Grounded Theory – Teoria Fundamentada nos Dados. “Trabalhei basicamente com dois tipos de fontes documentais: documentos de arquivo; documentos institucionais oficiais da universidade e também periódicos, artigos, teses, dissertações, capítulos de livros e livros a respeito da temática Unimep e assuntos correlacionados. Além disso, foram utilizados também os documentos ou dados co-construídos no contexto da Grounded Theory que, nesse caso, são as entrevistas semiestruturadas intensivas, realizadas com sujeitos protagonistas do processo de construção da Política Acadêmica”, detalha.

Ao longo dos três anos e meio envolvido na elaboração da tese, ele conta que localizar e selecionar documentos de arquivo que pudessem contribuir e conduzir um trabalho dessa envergadura juntamente com as atribuições profissionais, como viagens, reuniões e outros imprevistos foram os principais desafios superados para a realização de seu doutorado. Além disso, ele também participou de um doutorado - sanduíche na Universidade do Porto, em Portugal.

O doutorado de Cardoso teve o apoio da Capes/Prosup (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares – Modalidade Taxa) e do PDSE/CAPES (Programa Doutorado Sanduiche no Exterior).

Texto: Assessoria de Comunicação da Unimep
Edição: Celiana Perina