Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Em formato online, Semana da Enfermagem tem início na Unimep

Em formato online, Semana da Enfermagem tem início na Unimep

por Angela Rodrigues publicado 20/05/2021 05h00, última modificação 09/10/2021 00h46

A Semana da Enfermagem, evento online do curso de enfermagem, começa hoje (10) e estende-se até sexta-feira, dia 14. No evento, serão realizadas palestras sobre temas fundamentais da saúde com docentes e profissionais da área, além da apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes da graduação. A iniciativa é gratuita e aberta ao público em geral, no entanto os conteúdos são direcionados aos profissionais da saúde e graduandos da área da saúde e enfermagem.

Para acessar as palestras, basta clicar nos links abaixo durante os dias e horários dos eventos.

Programação

Dia 10, das 19h20 às 21h – Palestra Pesquisa Acadêmica na Área da Saúde e sua Importância na Sociedade, com o professor doutor João Lopes Toledo Neto

Link: https://meet.google.com/dce-ahkz-avo

Dia 12, das 19h20 às 21h - Palestra Breve Histórico da Saúde Mental: Do Hospício à Reabilitação Psicossocial, com Mirsa Elisabeth Delossi, ex-coordenadora de saúde mental do Estado de SP

Link: https://meet.google.com/tsj-pyyu-jac

Dia 13, das 19h20 às 21h - Palestra Enfermagem em Tempos de Pandemia, com o professor doutor Luiz Fabiano Zanatta

Link: https://meet.google.com/ird-xsut-yiv

Dia 14, das 19h20 às 20h40 - Apresentação de trabalhos dos alunos do curso de enfermagem

Link: https://meet.google.com/guy-sxrp-zwz

Datas comemorativas e a importância da profissão

Segundo a coordenadora do curso de enfermagem, professora Maristela Lima (foto), a data de realização do evento foi escolhida por causa do Dia do Enfermeiro e da Semana da Enfermagem: “a data é referente a Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. Já no Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40 em homenagem a dois grandes personagens da enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Anna Nery, enfermeira brasileira e primeira enfermeira a se alistar voluntariamente em combates militares”.

Ela ainda destaca a importância da profissão: “a enfermagem tem sua origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficiente. Durante séculos, a enfermagem forma profissionais em todo o mundo comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano”.

ANOTE – Semana da Enfermagem da Unimep. Entre os dias 10 e 13 de maio, das 19h20 às 21h, e dia 14 de maio, das 19h20 às 20h40.

Texto: Assessoria de Comunicação Unimep
Fotos: capa Freepik, interna: acervo pessoal da prof.ª Maristela Lima
Última atualização: 10.05.2021

 

registrado em: