Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Semana da pedagogia aborda desafios da docência para alunos e comunidade

Semana da pedagogia aborda desafios da docência para alunos e comunidade

por Angela Rodrigues publicado 01/04/2019 05h00, última modificação 15/05/2019 09h08

“Con(tra)dições na docência: realidades pulsantes no chão da escola” é o tema da 19ª Semana da Pedagogia, que promoverá atividades culturais, oficinas e palestras entre os dias 13 e 17 de maio. Os eventos ocorrem em locais distintos do campus Taquaral e são abertos ao público. Confira a programação abaixo.

PROGRAMAÇÃO – Na segunda-feira, 13, ocorre a abertura do evento no Teatro Unimep, a partir das 19h20. Na ocasião, serão realizadas apresentações culturais como número musical dos alunos da pedagogia, contação de histórias com Evair Sousa, teatro, e apresentações de dança.

No dia 14 (terça-feira), tem início a mesa redonda no Auditório Verde, Bloco 2, que aborda o tema “Crianças em situação de risco: violência sexual e suicídio”. Participam da atividade o palestrante e supervisor de ensino da Secretaria do Estado da Educação (SEE-SP), Luiz Carlos Marconi; a psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Criatiane Lima, e a terapeuta ocupacional do CAPS, Ana Carolina Toniolo.

Já no dia 15 (quarta-feira), se discute a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): implicações na educação básica, no auditório verde, bloco 2 da Unimep. O debate conta com o professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH), Eduardo Girotto, e a professora do mestrado em educação da Unisal, Andreza Barbosa.

Na quinta-feira, dia 16, serão realizadas cinco oficinas, direcionadas apenas aos estudantes e ex-alunos do curso de pedagogia. Os temas são: diversidade sexual na educação; Matemática: trabalhando com material dourado; Cinema da escola: espaços de criação; Vivências em arte-educação; e Teatro escola: o jogo e o lúdico no desenvolvimento pessoal. Há vagas disponíveis apenas para a oficina de Cinema da escola e os estudantes e ex-alunos da Unimep interessados em participar, podem se inscrever diretamente nesse link: https://bit.ly/2WJ9GkP

No último dia do evento, 17, ocorre a roda de conversa com o tema “Vivências, formação e desafios da docência”, que terá mediação do professor Fábio R. Santos. A ação acontece no Auditório Verde, bloco 2 da Unimep.

DOAÇÕES – Ao longo da realização do evento, os participantes e público externo podem doar agasalhos nos locais das atividades. As doações serão destinadas a uma instituição de Piracicaba.

ANOTE – 19ª Semana de Pedagogia da Unimep – Con(tra)dições na docência: realidades pulsantes no chão da escola”. De 13 a 17 de maio, em locais distintos do campus Taquaral da Unimep (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). Informações pelo fone (19) 3124-1501.

Texto: Daniela Borges
Edição: Angela Rodrigues