Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Semana de Estudos analisa manifestações culturais dos anos 60

Semana de Estudos analisa manifestações culturais dos anos 60

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 27/09/2012 11h55, última modificação 26/04/2016 15h49

A contracultura nos anos da ditadura brasileira e as expressões culturais ocorridas no país no período de 1964 a 1989 foram os temas definidos por alunos e professores da graduação de história para compor a Semana de Estudos Históricos da Unimep. O evento ocorre dos dias 1º a 4 de outubro, com a promoção de quatro palestras promovidas no Auditório Verde, do campus Taquaral (confira a programação abaixo). Todos os encontros são gratuitos, com início às 19h30, e abertos à comunidade. 

“O tema abrange um período de história do Brasil bastante significativo, que será problematizado a partir de questões como democracia, direitos humanos e cultura”, pontua o coordenador do curso, Donato Ribeiro.

O docente Uassyr de Siqueira completa destacando que a ênfase do evento será a reflexão sobre as manifestações culturais ocorridas nos anos 60 e 70, os anos de chumbo, e que tiveram ressonâncias até os anos 1980. 

PROGRAMAÇÃO

No dia 1º, a palestra é O golpe civil-militar de 1964, ministrada por Caio Navarro de Toledo, docente da Unicamp; no dia 2, a professora Karla Bessa, também da Unicamp, apresentará a palestra Cinema e contracultura no Brasil. Na quarta-feira, 3, José Roberto Zan, professor da Unicamp, falará sobre Ressonâncias da contracultura no Brasil na passagem dos 1960 para os 1970; e finalmente, no dia, 4, o docente Sean Purdy, da USP, ministra a palestra A contracultura dos anos 1960 nos EUA: mitos e realidades. 

A organização da semana é uma parceria da coordenação e docentes do curso de história, com os alunos do centro acadêmico da graduação. O evento é dedicado à memória do professor e ex-reitor da Unimep, Elias Boaventura (foto acima), morto em janeiro. “O professor Elias Boaventura foi uma pessoa que, nesse momento difícil da história do Brasil, tomou posição e mesmo diante de violência do período, conseguiu fazer a diferença”, afirma Ribeiro. 

ANOTE – Semana de Estudos Históricos da Unimep – A Contracultura em Anos de Chumbo: Expressões Culturais no Período de 1964-1989. De 1º a 4 de outubro, no Auditório Verde do campus Taquaral, a partir das 19h30. Entrada gratuita. Informações: (19) 3124-1579. 


Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes/divulgação
Edição de texto/jornalista responsável: Celiana Perina
Última atualização: 27/09/2012 

registrado em: