Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Semana de estudos de filosofia é aberta para alunos e comunidade

Semana de estudos de filosofia é aberta para alunos e comunidade

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 19/09/2015 17h08, última modificação 04/01/2018 15h38

Texturas é o tema da semana de estudos do curso de filosofia da Unimep, que inicia na próxima segunda-feira, 21, e termina na sexta-feira, 25,no campus Taquaral. A iniciativa reunirá quatro palestrantes externos e um docente da graduação da universidade para ministrar palestras que unem os segmentos história, psicanálise, educação, literatura e ciências à filosofia. Os encontros têm início a partir das 19h30, no Auditório Verde. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.

Sobre a escolha dos temas para a iniciativa, a coordenadora da graduação na Unimep, a profª Adriana Duarte Bonini Mariguela, conta que “o conselho do curso de filosofia decidiu por deixar em relevo, na semana de estudos, as relações e diálogos possíveis com e na filosofia”. Em texto em que reflete sobre o tema do evento, o docente da Faculdade de Ciências Humanas da Unimep, o prof. José Lima, destaca que “Texturas sugere uma trama que se sente e que se pensa enlaçando diferentes linhas de conhecimento (história, psicanálise, educação, literatura e ciência), amarradas pelo eixo da filosofia. A escolha dessas linhas se explica tanto pelo caráter de licenciatura do curso quanto  pela  ênfase  que  suas  disciplinas  dão ao legado historiográfico milenar da filosofia”.

PROGRAMAÇÃO

No dia 21, ocorre a palestra Virtude, História e Luzes, com o prof. Francisco Miranda, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ); no dia 22, é a vez do professor da Unimep e psicanalista Márcio Mariguela falar sobre Freud: leitor de Nietzsche e Schopenhauer.

Já no dia 23, a palestra Papel e Função do Ensino de Filosofia Hoje será ministrada pelo professor Márcio Danelon, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). No dia 24, o prof. Roberto Goto, da Unicamp, apresenta a palestra De Uma Certa Filosofia Como Literatura: Polifonia Platônica; enquanto no dia 25, a professora Márcia Pechula, da Unesp, fala sobre Contexto Contemporâneo.

Legenda da foto: Semana de estudos é aberta a alunos e ex-alunos da graduação, docentes e comunidade em geral.

ANOTE – Semana de estudos do curso de filosofia da Unimep – Texturas. Dias 21 a 25 de setembro, às 19h30, no Auditório Verde do campus Taquaral (rodovia do Açúcar, km 156). Entrada gratuita. Informações: (19) 3124-1578.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Fábio H. Mendes