Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Semana de estudos traz reflexões sobre trabalho e política

Semana de estudos traz reflexões sobre trabalho e política

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 19/08/2011 07h08, última modificação 26/04/2016 15h47

A relação entre política e escravidão no século 19 e a constituição do mercado de trabalho em Piracicaba, na ótica da elite e dos movimentos sociais dos trabalhadores são alguns dos temas históricos que compõem a 9ª Semana de História  da Unimep Trabalho e Política. Com quatro palestras gratuitas e abertas à comunidade, a semana ocorre de 22 a 25 de agosto, a partir das 19h30, no Auditório Verde, do bloco 2, do campus Taquaral. 


A palestra de abertura terá a participação de Joseli Mendonça, docente da Universidade Federal do Paraná, e que lecionou na Unimep de 1994 a 2007. Nela, a docente faz uma análise sobre escravidão. “Foi um dos temas de maior importância política no século 19. A disponibilidade de mão-de-obra e a construção de um mercado de trabalho, pelos interesses econômicos implicados, eram questões que definiam projetos políticos e mobilizavam a atenção dos homens públicos no período”, destaca. Já no dia 23, Luigi Biondi, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), apresenta a palestra Trabalho, Política e Etnicidade. 


No dia 24, o assunto é Trabalho e Imigração (século 20), a ser apresentado por Endrica Geraldo, do Centro de Pesquisa em História Social da Cultura da Unicamp. O encerramento fica a cargo de Eliana Tadeu Terci, docente da Faculdade de Gestão e Negócios da Unimep, com a palestra O Trabalho em Piracicaba. Eliana analisa o mercado de trabalho em Piracicaba no período da 1ª República (1889-1930), com a apresentação de iniciativas das elites locais e os objetivos para a constituição das formas de trabalho no município.  “Em contrapartida, também aponto como os trabalhadores se organizavam, quais eram os seus afazeres e movimentos sociais, pelo olhar da imprensa”, completa. 

Os alunos da Unimep que registrarem presença recebem posteriormente o certificado. O evento é promovido pelo Centro Acadêmico de História, com o apoio da coordenação do curso e do Centro Acadêmico de Filosofia.



ANOTE
– 9ª Semana de História Trabalho e Política. De 22 a 25 de agosto, a partir das 19h30, no Auditório Verde do Bloco 2, campus Taquaral da Unimep. Informações: http://cahisunimep.blogspot.com. Entrada gratuita.

Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina
Fotos: Fábio Mendes/divulgação 
Última atualização: 19/08/2011

registrado em: