Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Semana do Habitat tem programação diversificada para alunos de arquitetura e urbanismo e comunidade

por Angela Rodrigues publicado 02/10/2018 02h00, última modificação 05/11/2018 12h27
Realizada de 2 a 4 de outubro, a Semana do Habitat tem programação diversificada composta por palestras, apresentação de resultados de grupos de pesquisa, lançamento de obra, promoção de oficinas e exibição de documentário.

Alunos de arquitetura e urbanismo e de distintos cursos da Unimep relacionados à área, bem como estudantes, pesquisadores, professores, demais profissionais interessados e comunidade em geral podem participar de atividades distintas realizadas pela Semana do Habitat da universidade. O evento, promovido pela primeira vez no campus Santa Bárbara d´Oeste, tem programação diversificada composta por palestras, apresentação de resultados de grupos de pesquisa, lançamento de obra, promoção de oficinas e exibição de documentário.

A Semana do Habitat ocorre nos dias 2, 3 e 4 de outubro, com eventos em horários distintos no campus Santa Bárbara d´Oeste (confira a programação abaixo). A entrada é gratuita e todas as atividades são abertas aos alunos e comunidade em geral. Não há necessidade de inscrição prévia.

REFLEXÃO – O coordenador do curso de arquitetura e urbanismo da Unimep, prof. Lucas Ricardo Cestaro, conta que a iniciativa está ligada à celebração do Dia Mundial do Habitat, instituído pela ONU no ano de 1986. Ele destaca que a data foi instituída para permitir a reflexão sobre o estado das cidades e do direito humano à moradia adequada assim como lembrar ao mundo de sua responsabilidade coletiva sobre o habitat das gerações futuras. “A Semana do Habitat é a oportunidade de engajar o aluno e a comunidade na reflexão sobre o ambiente construído, analisando os avanços, perspectivas e os desafios sobre o estado das cidades e do direito humano à moradia adequada”, afirma.

PROGRAMAÇÃO – A abertura do evento ocorre no dia 2 (terça-feira), a partir das 10h, no Auditório Grená, bloco 14. Às 10h30, ocorre a exibição do documentário “Formigueiro” e debate com o diretor e roteirista, Carlos Canedo.

A partir das 14h, será promovida a palestra Recuperação Ambiental na Paisagem Regional e a Melhor Qualidade de Vida nas Cidades, apresentada pelo prof. Ricardo Ribeiro Rodrigues (Esalq/USP). Também no dia 2, às 16h, o grupo de pesquisa Qualidade do Projeto da Habitação apresenta a palestra “A Construção Coletiva do Espaço Ocupado: um relato de experiência”, ministrada pelas ex-alunas graduadas pela Unimep e arquitetas Bárbara Damasceno e Yasmin Cavalcante (Coletivo Bloco ADH).

No dia 3 (quarta-feira), às 10h, haverá exposição e lançamento do livro A luta pela reforma urbana no Brasil”, organizado por Nabil Bonduki, Rossella Rossetto e Cecília Lucchese, seguido de debate com as autoras Rossella Rossetto (Instituto Pólis) e a profa. Cecília Lucchese (IFSP). A partir das 14h, ocorre a palestra e oficina “Construindo com steel-frame”, ministrada pelo arquiteto Vanderlei Sonego.

No último dia do evento, dia 4 (quinta-feira), a partir das 14h, será ministrada a palestra e oficina “Construindo com taipa de pilão”, apresentada pelo arquiteto Marcio Hoffmann.

Todas as atividades da Semana do Habitat serão realizadas no Auditório Grená, bloco 14.

A iniciativa é promovida pela coordenação do curso de arquitetura e urbanismo da Unimep e conta com o apoio do Centro Acadêmico da graduação e do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo.

Mais informações podem ser obtidas pelo contato (19) 3124-1785.

ANOTE – Semana do Habitat. Dias 2 a 4 de outubro, no Auditório Grená, bloco 14 do campus Santa Bárbara d´Oeste (Rodovia Luís Ometto (SP 306), km 24, Santa Bárbara d´Oeste). Entrada gratuita. Informações: (19) 3124-1785.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: Ivan Moretti