Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Semana especial celebra 50 anos do Curso de Psicologia com palestras, exposição, homenagens e 10ª jornada (JAC)

por Angela Rodrigues publicado 05/12/2022 05h00, última modificação 05/12/2022 15h58

Em 2022, o curso de psicologia completa 50 anos de oferecimento na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). Para celebrar, alunos e docentes da graduação planejaram eventos distintos na Semana de Comemoração dos 50 anos do curso de Psicologia. A iniciativa traz como tema “Unimep – 50 anos Construindo Histórias”.

As atividades têm início a partir da próxima segunda-feira, dia 28, e contemplam exposição, culto religioso, exibição de curta-metragem, homenagens e, também, a realização da 10ª edição da Jornada de Análise Comportamental (JAC).

Todas as atividades ocorrem no Auditório Verde, bloco 2 do campus Taquaral, e são abertas aos alunos, profissionais interessados e comunidade externa.

Confira a programação completa da Semana de Celebração e da 10ª JAC:

Dia 28 de novembro – Abertura da exposição “Minha Expressão”, com artes elaboradas por pessoas atendidas no Centro de Atenção Psicossocial (Capes AD) do serviço de Saúde Mental de Piracicaba. A exposição pode ser visitada até o dia 3 de novembro. A iniciativa é coordenada por Rebeka Farias.

Dia 29 de novembro: das 19h às 20h – Culto Religioso de abertura da Semana e celebração pelos 50 anos do curso de Psicologia, com a participação da pastora Márcia Célia Pereira, coordenadora da Pastoral Escolar e Universitária do IEP.

Na mesma data, das 20h20 às 22h20 – CinePsico, com exibição do curta-metragem “Em nome da razão”, seguido de debate sobre o atravessamento da Psicologia para (re) pensar o lugar das instituições psiquiátricas no Brasil, luta antimanicomial, comunidades terapêuticas e a inspeção do CFP nessas comunidades. A atividade é coordenada pela profª Gabrielle Taver.

Dia 30 de novembro, das 19h às 20h – Homenagem aos professores da graduação: Pedro Bordini Faleiros e Newton Yasuo Furucho.
Na mesma data, das 20h às 20h40 – Apresentação: “Como o curso de Psicologia da Unimep contribuiu para a sua carreira profissional e o seu crescimento pessoal”, com a convidada Regiani Mello;

Das 20h50 às 21h30 – Apresentação “Como o curso de Psicologia da UNIMEP contribuiu para sua carreira profissional e seu crescimento pessoal”, com o convidado: Dinael Corrêa de Campos.

3 de dezembro – 10ª Jornada de Análise Comportamental (JAC) –
Alunos e docentes do curso de psicologia, profissionais da psicologia e áreas relacionadas e interessados da comunidade externa podem participar no próximo dia 3 (sábado), da 10ª Jornada de Análise do Comportamento (JAC) da graduação. O evento é presencial e terá palestras realizadas no Auditório Verde, do   campus Taquaral, a partir das 7h30 (confira a programação completa abaixo).

Os interessados podem se inscrever diretamente pelo link: https://linkme.bio/jacunimep/ O valor da inscrição é R$ 20.

Confira a programação completa da JAC:

7h30: Credenciamento dos participantes

8h: Palestra “Intervenção ABA (Análise do Comportamento Aplicada) via Cuidadores”, com a professora Milena Silva

9h30: Coffee break e visita à exposição “Minha Expressão”, que reúne artes confeccionadas ao longo do tratamento oferecido nos serviços de Saúde Mental de Piracicaba. A exposição será montada no dia 28.11 e poderá ser visitada até o dia 3.12.

10h30: Palestra “Comportamentos que Promovem Sustentabilidade: Investigações Experimentais”, com o professor Marlon Alexandre de Oliveira

O evento também contará com diversos sorteios e brindes para os participantes.

ANOTE – Semana de Comemoração dos 50 anos do Curso de Psicologia - “Unimep – 50 anos Construindo Histórias. Dias 28, 29 e 30 de novembro, com atividades gratuitas e abertas à comunidade.  10ª Jornada de Análise do Comportamento (JAC) do curso de Psicologia da Unimep. Dia 3 de dezembro (sábado), a partir das 7h30, para alunos e comunidade externa. Valor da inscrição: R$ 20. Inscrições e informações sobre a JAC: https://linkme.bio/jacunimep/

Os eventos ocorrem no Auditório Verde, campus Taquaral da Unimep (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba).

Texto: Angela Rodrigues / Assessoria de Comunicação Unimep
Foto: acervo Unimep