Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Semana Tecnológica começa nesta segunda-feira, 7

Semana Tecnológica começa nesta segunda-feira, 7

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 04/11/2011 09h46, última modificação 26/04/2016 15h48

Com uma conferência ministrada por Isaías de Carvalho Macedo, professor, pesquisador e consultor nas áreas de energia, biomassa e novos produtos, ocorre nesta segunda-feira, 7, a abertura da 1ª Semana Tecnológica da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (Feau) da Unimep. A cerimônia é promovida no Auditório Grená, do campus Santa Bárbara d´Oeste, a partir das 19h20, e é aberta à comunidade. A semana tecnológica integra a 9ª Mostra Acadêmica da Unimep.  A entrada é gratuita. 

Ciência e Tecnologia no Suporte à Sustentabilidade é o tema da palestra ministrada por Macedo, que além de pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Estratégico (Nipe) da Unicamp, também atua como consultor nas áreas de energia, biomassa e novos produtos. De 1994 a 2001, Macedo atuou como gerente geral de tecnologia da empresa do Centro de Tecnologia da Copersucar (Cooperativa dos Produtores de Cana Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo). 

No ano 2000, recebeu o prêmio First EUBIA Award, conferido pela European Biomass Industry Association, por sua atuação no avanço da indústria de biomassa e em 2002, recebeu o prêmio personalidade da tecnologia, conferido pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP). Macedo é, ainda, autor de diversas publicações científicas e tecnológicas na área da energia. 

Oficinas e minicursos – Produção de biodiesel, reciclagem de papel, construção de forno de pizza e fabricação de amaciante de roupas e detergente são alguns dos temas das oficinas promovidas entre os dias 8 a 11, na Semana Tecnológica. As iniciativas ocorrem em dias, horários e laboratórios distintos do campus Santa Bárbara d´Oeste. Para o vice-diretor da Feau e um dos organizadores da semana, Roberto de Souza Júnior (foto acima), as oficinas, assim como os minicursos, são alguns dos pontos altos do evento. 

Ele conta que durante a promoção desses encontros, haverá sorteio de bolsas de estudo para os alunos do ensino médio e de escolas técnicas. “Serão sorteadas seis bolsas de 50% de desconto para os cursos da graduação, e seis bolsas de 50% de desconto para os professores interessados nos cursos lato-sensu da instituição. Para concorrer, é necessário estar cadastrado no evento”, afirma. Além das oficinas, os participantes também podem participar dos minicursos ministrados pelos professores da Feau, ao longo da semana. Para consultar a programação e se inscrever, basta acessar: unimep.br/semanafeau. 

ANOTE – 1ª Semana Tecnológica da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo da Unimep. Dias 7 a 11 de novembro, no campus Santa Bárbara d´Oeste (rodovia Luis Ometto - km 24 - SP 306). Informações: unimep.br/semanafeau ou fone: (19) 3124-1785. 


Texto: Angela Rodrigues
Edição/jornalista responsável: Celiana Perina
Fotos: Banco de imagens e Fábio Mendes
Última atualização: 04/11/2011