Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seminário de Alta Tecnologia traz pesquisadores alemães ao Taquaral

Seminário de Alta Tecnologia traz pesquisadores alemães ao Taquaral

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 09/10/2013 08h18, última modificação 26/04/2016 15h50

Tecnologias e processos inovadores utilizados por empresas e instituições na área da manufatura compõem o conteúdo das oito palestras da 18ª edição do Seminário Internacional de Alta Tecnologia da Unimep. Com o mote Inovações Tecnológicas na Manufatura, o evento ocorre nesta quinta-feira, 10, das 9h às 18h, no Teatro Unimep e reunirá pesquisadores e profissionais da Alemanha e do Brasil no campus Taquaral da universidade. Os interessados em participar ainda podem efetuar a inscrição no link: http://bit.ly/1chyeEr (no local, também é possível consultar os valores de inscrição).

DESTAQUE

De acordo com o coordenador do Laboratório de Sistemas Computacionais para Projeto e Manufatura (SCPM), o professor Klaus Schützer, que também preside o comitê organizador do seminário, da programação do seminário, destacam-se as palestras sobre as novas tecnologias para inspeção de produtos complexos, a ser ministrada por Alvaro José Abackerli (foto), do Instituto de Pesquisas Tecnológicas e a apresentação sobre a fábrica ensino montada na TU Darmstadt e que se tornou referência mundial no ensino de novos processos de trabalho.

Apresentada por Joachim Metternich, da TU Darmstadt, a palestra elencará os diferenciais que a fábrica ensino propiciou tanto na formação de novos engenheiros como também na capacitação continuada, oferecendo uma melhor formação profissional. Além dela, Schützer destaca também a realização do seminário de modelamento e simulação do processo de usinagem, a ser apresentado por Petra Kersting, da TU Dortmund, e a palestra sobre reconfiguração de fábricas, com a participação de Dieter Kreimeier, da Universität Bochum.

ALEMANHA X BRASIL

Em 2013, o Seminário Internacional de Alta Tencologia foi incluído na programação oficial do Ano da Alemanha no Brasil, e terá a abertura feita por Marcio Weichert, coordenador do Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo. O evento será proferido nos idiomas alemão, inglês e português, mas as palestras em língua estrangeira terão tradução técnica simultânea para o português, que permitirá a participação dos ouvintes com perguntas em português.

ANOTE – 18º Seminário Internacional de Alta Tecnologia da Unimep. Dia 10, das 8h às 18h, no Teatro Unimep, localizado no campus Taquaral da universidade (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). Outras informações: www.unimep.br/scpm/seminario ou fone (19) 3412-1792.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes