Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seminário Internacional de Alta Tecnologia reúne 250 no Teatro Unimep

Seminário Internacional de Alta Tecnologia reúne 250 no Teatro Unimep

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 22/10/2010 09h47, última modificação 26/04/2016 15h46

Como resultado do 15º Seminário Internacional de Alta Tecnologia os pesquisadores e  mostraram à comunidade as possibilidades de investimento e as novas tecnologias, que podem ser utilizadas pelas empresas dos setores automotivos e aeronáuticos. O seminário reuniu 250 participantes entre profissionais da área de engenharia do produto, ou relacionadas a ela, vindos de várias regiões do Brasil, a exemplo da empresa Aethra Sistemas Automotivos S.A., de Contagem, Minas Gerais, que enviou um grupo de 25 funcionários para o evento. O evento ocorreu na manhã e tarde da quinta-feira, 21, no Teatro Unimep. 

O professor e pesquisador Klaus Schützer destaca que as palestras do primeiro período reportaram ações desenvolvidas atualmente na Europa. “São elementos com os quais nós precisamos estar atentos se quisermos manter o Brasil na posição competitiva”, afirma. Já no período da tarde, os profissionais da Edag e da Volkswagen falaram sobre ações para o desenvolvimento e produção de um veículo. 

“Eles mencionaram que os processos aplicados atualmente no Brasil estão no mesmo nível de competência da Alemanha, EUA e Japão”, aponta. Schützer também coordena o laboratório de Sistemas Computacionais para Projetos e Manufaturas (SCPM), da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (Feau) do campus Santa Bárbara d´Oeste da universidade. 

ABERTURA 

Estiveram presentes na abertura do seminário internacional: Clovis Pinto de Castro, reitor da universidade; Reiner Anderl, vice-presidente da Technische Universität Darmstadt, da Alemanha, e Lorival Fante Júnior, diretor da Feau Unimep. Na cerimônia, após dar as boas-vindas aos participantes, Castro destacou as pesquisas na área de tecnologia desenvolvidas no campus Santa Bárbara e o trabalho de Schützer, que colocam a Unimep no patamar da tecnologia mundial.

Já Reiner Anderl, da TU Darmstadt, destacou que há planos para intensificar as parcerias com a Unimep, além de definir o seminário como uma oportunidade de educação continuada no segmento da alta tecnologia.

VISITA

No dia anterior à realização do seminário, sete dos nove palestrantes, acompanhados por parte da comissão organizadora, participaram de uma visita ao reitor da Unimep, Clovis Pinto de Castro. A recepção ocorreu na Reitoria da universidade. 


Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina 
Fotos
: Fábio Mendes
Última atualização: 22/10/2010

registrado em: