Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seminários destacam experiências de estágio de alunos de jornalismo na EPTV, TV Câmara e TV Unimep

por Angela Rodrigues publicado 21/08/2019 05h00, última modificação 21/08/2019 20h42

O curso de jornalismo promove nesta terça-feira, 20, o primeiro de uma série de quatro seminários sobre Estágio Supervisionado Obrigatório. Nesta sessão inaugural, que tem como objetivo avaliar as experiências de aprendizagem dos estudantes, serão apresentados projetos desenvolvidas na área de televisão. Oito estudantes, que atuaram na EPTV, TV Câmara de Piracicaba e TV Unimep irão relatar suas atividades e apresentar produções das quais participaram no 1º semestre deste ano.

Além de complementar o processo avaliativo do estágio, a atividade permitirá o compartilhamento das produções desenvolvidas com os demais estudantes de jornalismo da universidade, pois os alunos de todos os semestres do curso participam. Este é o primeiro ano em que os alunos do curso de jornalismo realizam o estágio obrigatório, que passou a ser exigência a partir da diretrizes curriculares publicadas em 2013.

Segundo o coordenador do curso, Paulo Roberto Botão, as jornalistas que atuaram como orientadoras nas empresas – Sandra Granzotti (EPTV), Rebeca Maria Paroli (TV Câmara) e Danielle Katherine da Silva Moura (TV Unimep) – foram convidadas para analisar as condições de desenvolvimento do estágio. As apresentações, que são abertas a todos que tiverem interesse, ocorrem a partir das 19h30, na sala 204T23 (bloco 4 do campus Taquaral).

A programação inclui a realização de mais três sessões, voltadas a apresentação de experiência de estágios em assessoria de imprensa, rádio, jornal impresso e sites de notícias. Ao todo, 32 alunos realizaram estágios obrigatórios no primeiro semestre, nas cidades de Piracicaba, Campinas, Americana, Limeira e Rio Claro. Entre os locais de estágio destacam-se jornais, emissoras de rádio e TV, prefeituras e câmaras de vereadores, e mesmo empresas do setor privado como, por exemplo, a Caterpillar.

Além dos estágios obrigatórios, realizados no último ano e que podem ser remunerados ou não, o curso possibilita a realização de estágios não obrigatórios,  nestes casos sempre com remuneração. Considerando os alunos entre o segundo e o quarto semestres, 70% dos estudantes estão realizando estágio e considerando todos os estudantes, o índice sobre para 75%.

Texto: Paulo Roberto Botão
Fotos: banco de imagens