Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Setembro Amarelo na Unimep: alunos e docentes promovem atividades à comunidade acadêmica

por Angela Rodrigues publicado 25/09/2019 05h00, última modificação 25/09/2019 17h12

Por meio de parceria com a Secretaria de Saúde de Piracicaba, alunos e docentes dos cursos de ciências biológicas, enfermagem, jornalismo e publicidade e propaganda da Unimep realizam no dia 23 de setembro a iniciativa “Coloque em ponto, mas não o final” com atividades distintas relacionadas à campanha Setembro Amarelo. As ações ocorrem na Galeria Unimep, campus Taquaral, das 19h30 às 22h20.

O evento é voltado à promoção do debate e prevenção do suicídio. Em trabalho multidisciplinar, os cursos de enfermagem e ciências biológicas realizam as atividades de atendimento da iniciativa, enquanto estudantes de jornalismo e publicidade e propaganda auxiliaram com a produção de materiais e divulgação, sob a coordenação do professor Ivonésio Leite de Souza.

PROGRAMAÇÃO – No dia 23, serão oferecidas dinâmicas para interação com o público na Galeria Unimep, no espaço localizado entre os blocos 8 e 9, workshop no bloco 3 e sorteio de brindes. Confira as iniciativas:

Mitos e Verdades – o jogo ocorre na Galeria às 19h30, e desafia participantes a descobrirem o que é verdadeiro em dados apresentados na atividade. As informações corretas foram retiradas do site do Ministério da Saúde. A ação é parte da disciplina de Enfermagem na Saúde Mental, ministrada aos alunos do 4º semestre e conta com a orientação da professora Angela Márcia Fossa.

Atividade do Espelho – ocorre às 19h30 na Galeria, com a questão: “Qual o momento que você deixou de acreditar em si mesmo”, e será guiada pelos alunos de enfermagem. Também às 19h30, alunos do 6º semestre da graduação, que estudam Enfermagem na Dependência Química, apresentam informações sobre a rede de atenção psicossocial de Piracicaba e o Centro de Valorização da Vida (CVV), com entrega de panfletos informativos.

Workshop “Constelação Sistêmica e Familiar” – a atividade será oferecida para duas turmas, uma no horário das 19h30 às 20h, e outra, das 21h às 21h30, com a psicóloga convidada Carmen Lúcia dos Santos Rodrigues. A ação acontece na sala 7 do bloco 3, e destaca a importância da constelação familiar. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas diretamente pelo e-mail unimepcontelacao@gmail.com (enviar nome completo). Ao final, será sorteado curso gratuito sobre o tema.

Trilha dos Sentidos – das 21h às 22h, ocorre a performance entre os blocos 8 e 9 (pirâmide). A ação estimula a percepção do outro por meio do uso de vendas nos olhos, e será realizada pelos alunos do 6º semestre de biologia, na disciplina de Estágio Supervisionado em Licenciatura, e do 8º semestre, em bioética , orientados pelos professores Bruna Ibanes Aguiar e Felipe Godoy. Ao final, ocorrerá Roda de Diálogo.

Árvore da Vida – A atividade consiste em dinâmica orientada pela professora Tereza Mitsue Horibe, a qual destaca formas de se buscar ajuda, principalmente por iniciativas como o Ceapsi (Centro de Estudos Aplicados em Psicologia) na Unimep, o CVV e pelo telefone 188.

QUE TAL AJUDAR? – Os alunos da Unimep também podem participar de pesquisa a ser realizada pelos estudantes do curso de enfermagem em prol da iniciativa, por meio de questionário sobre Saúde Mental. A intenção é entender quais são as dificuldades que a comunidade acadêmica enfrenta, para orientar os debates do evento.

O formulário pode ser respondido até o dia 22 de setembro no link: http://twixar.me/cQ71, ou pelo QR Code disponível ao lado.

Texto e foto: Daniela Borges
Última atualização: 19/09/2019