Você está aqui: Página Inicial / Notícias / “Seus Olhos, meu Olhar” reúne o simples e o poético em imagens

“Seus Olhos, meu Olhar” reúne o simples e o poético em imagens

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 14/09/2014 10h44, última modificação 26/04/2016 18h51
“Seus Olhos, meu Olhar” dá nome à exposição montada no hall do prédio administrativo do campus Taquaral da Unimep e que tem abertura prevista na segunda-feira, 15. Assinada pelo fotógrafo e ex-aluno do curso de administração de empresas da Unimep, Alessandro Maschio, 43, a mostra é composta por 27 imagens, algumas delas inéditas do grande público. As fotos são coloridas e preto e banco e variam de tamanhos entre 50x70 cm e 30x45 cm. Na iniciativa ainda haverá trechos de músicas e poesias relacionados ao tema de Chico Buarque, Vinícius de Moraes, Gabriel Garcia Marques, Ná Ozzetti, entre outros. A exposição pode ser visitada até o dia 25 e a entrada é gratuita.

A proposta do fotógrafo foi reunir imagens que retratassem cenas simples do cotidiano de forma poética, valorizando o trivial e os relacionamentos interpessoais. Apesar de terem sido captadas em datas, lugares e contextos distintos, as fotografias dialogam entre si. “Quando selecionamos o material para conceber a mostra, notamos que as fotos remetiam a olhares marcantes e poderiam instigar diferentes interpretações. Gosto de observar a imagem e pensar seu significado, isto é, imaginar o que está por trás do óbvio”, destaca.

Neste sentido, o público poderá conferir cliques como, um selfie de um casal às margens do rio Piracicaba; o olhar da menina na janela que pode simbolizar a esperança de um mundo melhor ou simplesmente, uma mera observação da rua; a beleza da dança; uma família ensinando os primeiros passos ao filho; um beijo apaixonado; o abraço carinhoso do encontro entre pai e filha; entre outros.

As imagens são estratos de projetos fotográficos desenvolvidos por Maschio, frutos de ensaios, casamentos, observações cotidianas, apresentações de dança e reportagens para revistas da MBM Escritório de Ideias. A exposição foi organizada pela jornalista Celiana Perina e tem patrocínio da Spavieri Studio & Fotografia.


TRAJETÓRIA

Maschio trabalha há 28 anos com fotografia. O primeiro emprego foi aos 15 anos, mas o contato com o mundo das imagens ocorreu muito antes, ainda na infância a partir do convívio com os tios que atuavam na área. Desde então, tem assinado centenas de trabalhos fotográficos testemunhado de acontecimentos históricos às histórias de pessoas anônimas. O fotógrafo é proprietário da uma agência de imagens, que leva seu nome, e que tem como foco projetos em fotojornalismo, casamento, dança, ensaios (bebê, gestante e família) e eventos em geral.

“Foi com o fotojornalismo que aprendi a registrar o momento como ele é. Desta forma, atuar como mero observador, fazendo o mínimo de interferência. Então, é assim que capto a espontaneidade de uma bailarina no palco com sua dança; o sorriso de uma criança ou os noivos da hora do sim. Fico feliz em poder participar destes momentos por meio de um ofício dado por Deus. Uma pessoa sem fotos, tem sua história apenas na memória”, ressalta.

Mais informações sobre o trabalho de Maschio podem ser consultadas no facebook/maschiofotos ou no www.alessandromaschio.com

ANOTE – Exposição \"Seus Olhos, Meu Olhar\' no hall do prédio administrativo do campus Taquaral da Unimep (rodovia do Açúcar, km 156). Piracicaba. Visitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h, e aos sábados das 7h30 às 16h. Informações (19) 3124-1512. Entrada gratuita.


Texto: Celiana Perina
Fotos: Alessandro Maschio
Última atualização: 14/09/2014

registrado em: