Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Simpósio Comemorativo dos 50 anos do PPGE reúne alunos, ex-alunos, docentes e pesquisadores

Simpósio Comemorativo dos 50 anos do PPGE reúne alunos, ex-alunos, docentes e pesquisadores

por Angela Rodrigues publicado 03/09/2022 05h00, última modificação 04/11/2022 15h40


O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unimep completa 50 anos de criação em 2022. Para celebrar a história e as contribuições do PPGE ao longo dessa trajetória, a coordenação do Programa realiza o Simpósio Comemorativo, com uma programação especial aberta a alunos, docentes, ex-alunos e toda à comunidade. 

O evento ocorrerá nos dias 7, 8, 21 e 22 de novembro, em formato virtual, é gratuito e aberto a todos os interessados. 

O PPGE da UNIMEP nasceu no 2º semestre de 1972, com a criação do Mestrado Acadêmico em Educação. No ano de 1992, após a experiência de vinte anos de docência, pesquisa e orientação, foi criado o Doutorado em Educação. Em dezembro desse ano, o Programa alcançará o expressivo acervo de 1.215 produções científicas. Conforme detalha o atual coordenador do Programa, o professor Cesar Romero Amaral Vieira, são 919 dissertações de mestrado e 286 teses de doutorado.

Além do Simpósio, também está em produção um Dossiê Comemorativo para celebrar a história do Programa. “A Revista Comunicações publicará um Dossiê Especial, alusivo aos 50 anos do Programa, previsto para dezembro de 2022. Com textos de docentes e ex-docentes do PPGE/Unimep, e depoimentos de alguns professores e discentes que por aqui passaram. A coordenação editorial do dossiê está a cargo da Profa. Dra. Renata Helena Pin Pucci (Unimep) e do Prof. Dr. Cesar Romero Amaral Vieira (Unimep) e dos editores convidados Prof. Dr. Bruno Pucci (UFSCar/Unimep) e Prof. Dr. Valdemar Sguissardi (UFSCar/Unimep)”, conta o prof. Cesar Romero Vieira.

SIMPÓSIO – Confira a programação completa do Simpósio:

Dia 7 de novembro (segunda-feira), das 19h às 21h – Abertura do Simpósio, com Apresentação Cultural, seguida da Conferência: “PPGE/Unimep – 50 anos”, apresentada pelo prof. Dr. Valdemar Sguissardi (docente do PPGE de 1992 a 2010). Após, será apresentada a Mostra Fotográfica Virtual “50 anos de Pós-Graduação em Educação na Unimep”. Link de participação do evento: https://us02web.zoom.us/j/88125288118?pwd=MTh2cEplekxLU2pRSGV2T3l4d1Vkdz09.

Dia 8 de novembro (terça-feira), das 19h às 21h – Mesa Redonda: “A pesquisa sobre Teoria Crítica no PPGE/Unimep”, com a participação dos docentes Dr. Bruno Pucci, docente do PPGE entre 1997-2019; Dr. Belarmino Cesar Guimarães da Costa, docente; Drª Ana Carolina Kastein Barcellos, egressa; Me. José Ailton Carlos Lima Correia, doutorando; Drª Tainã Moreira Gomes, egressa, e Dr. Danilo Rodrigues Pimenta, bolsista PNPD e coordenador da sessão. As atividades dessa data são organizadas pelo Núcleo de Estudo e Pesquisas em História e Filosofia da Educação. Link de participação do evento: https://us02web.zoom.us/j/88106448279?pwd=SjA3dTBJTGF1WDROSFNYMWxBRnhTUT09

Dia 21 de novembro (segunda-feira), das 19h às 21h – Mesa Redonda: “A pesquisa sobre Educação Especial no PPGE/Unimep”, com a participação de Me. Mateus Amaral, egresso; Me. Angélica Soares de Amaral Ribeiro, doutoranda; Me. Natália Capristo Navarro, egressa; Drª Rosana Davanzo Batista, egressa, e Dr. Pedro Bordini Faleiros, docente e coordenador da sessão. As atividades dessa data também são organizadas pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Práticas Educativas e Relações Sociais no Espaço Escolar e Não Escolar. Link de participação nesse evento: https://us02web.zoom.us/j/82724534566?pwd=QnV5aUNRbndqaHkxd1dBRlJCTUlsQT09  

Dia 22 de novembro (terça-feira), das 19h às 21h - Mesa Redonda: “De onde vieram e para onde foram os alunos do PPGE/Unimep”, com a participação de Dr. Thiago Borges de Aguiar – docente entre 2013-2021; Dr. Pedro Bordini Faleiros, docente; Me. Kauany Cerqueira Ferreira Bezerra, doutoranda; Me. Fernanda Ferreira Oliveira, doutoranda; Me. Jeane Cristina da Silva Oliveira, doutoranda; Drª Claudia da Silva Santana, docente e Drª Renata Helena Pin Pucci, docente, coordenadora da sessão.  As atividades são organizadas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trabalho Docente, Formação de Professores e Políticas Educacionais. Link de participação: }
https://us02web.zoom.us/j/84299175016?pwd=bVd4VUMvQzhEbVhFK2pSKzBCSC8rZz09


CONTRIBUIÇÕES –
Ao longo de 50 anos de oferecimento, o PPGE integra muitos momentos especiais e conquistas importantes. 

O atual coordenador, o prof. Cesar Vieira, aponta alguns dos momentos mais significativos na história do Programa. “Na avaliação trienal de 1998-2000, o PPGE obteve pela 1ª vez o conceito 05 pela CAPES destacando-se entre os melhores Programas de Pós-Graduação em Educação do Brasil. Esta foi a maior conquista de todas, pois nos colocou no seleto grupo de excelência da educação nacional e ajudou a projetar a instituição em âmbito nacional e internacional. Temos também a Revista Comunicações, que goza de uma avaliação muito boa (Qualis A3) entre seus pares e que tem cumprido com responsabilidade seu compromisso com a divulgação de pesquisas e novos conhecimentos, na área de educação e ensino, apesar das dificuldades enfrentadas. Outra conquista importante é a reconhecimento dos estudos na área de educação especial. Ao longo de sua história recente, o PPGE tem recebido discentes com deficiências, como foi o caso de três mestrandas surdas e uma aluna que fez o mestrando e o doutorando, concluídos nos últimos anos. Podemos ainda apontar os estudos sobre a Teoria Crítica como uma referência importante na área de educação nacional, dentre outras”, conta ele.

O coordenador cita ainda a produção intelectual dos docentes como uma das principais contribuições do PPGE ao município e ao país. “Além de formar docentes e pesquisadores que atuam nas instituições superiores do interior paulista, o PPGE contribuiu com a formação de mestres e doutores que desenvolvem suas atividades acadêmicas e científicas no estado, também em IES de estados vizinhos, particularmente no Paraná, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, mas também em outros estados da federação e nações estrangeiras como Moçambique, Angola, Guiné Bissau, além de alguns países da América Latina como Peru, Bolívia e Equador”, conta o coordenador.

Especialmente sobre as pesquisas, o coordenador conta que os estudos desenvolvidos no PPGE nesses 50 anos, se destacaram nacionalmente pela temática pertinente, atual e necessária, pois colocaram em debate as políticas públicas, práticas educativas e aspectos da formação e do trabalho docente na atualidade.

“Na busca pela contemplação de sermos um programa socialmente reconhecido pelo contínuo desenvolvimento científico e cultural, conciliando a busca pela inserção internacional com forte engajamento no atendimento das demandas locais e regionais, o PPGE-Unimep aliou estratégias intencionalmente propostas para assegurar a visibilidade e o diálogo com a comunidade internacional, ao mesmo tempo em que priorizou a formação e o desenvolvimento da Educação no âmbito local e regional. Pela qualidade dos docentes e discentes que por aqui passaram, houve um estreitamento progressivo de parcerias com pesquisadores de universidades nacionais e internacionais. Estas interações geraram parcerias acadêmicas tanto no campo da mobilidade entre discentes e docentes como também no campo da efetiva produção e divulgação do conhecimento científico e cultural”, destaca o professor

 

ANOTE – Simpósio Comemorativo dos 50 anos do PPGE/Unimep. Dias 7, 8, 21 e 22 de novembro, em formato virtual, das 19h às 21h. Evento gratuito e aberto a todos os interessados (confira os links de participação na programação acima).

 

 

 

Texto: Angela Rodrigues/Assessoria de Comunicação Unimep
Fotos: acervo Unimep
Última atualização: 03/11/2022