Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Simpósio de Dissertações e Teses promove debates sobre práticas pedagógicas e a filosofia na educação

por Angela Rodrigues publicado 01/10/2019 05h00, última modificação 17/10/2019 19h13

O 19º Simpósio de Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unimep tem início nessa quarta-feira, dia 16, e prossegue no dia 17, com debates simultâneos sobre prática educacional. As bancas ocorrem em salas de aula distintas no bloco 7 do campus Taquaral nos períodos manhã, tarde e noite. O evento é gratuito e terá também a promoção de atividades culturais. Os interessados podem se inscrever no link https://bit.ly/2nVhgMN.

Cada atividade terá o acompanhamento de docentes do PPGE e docentes convidados de distintas instituições de ensino superior. Confira a programação na íntegra nesse link e também abaixo:

Dia 16/10 (quarta-feira) – A 1ª sessão ocorre das 9h às 12h, na sala 6, com os trabalhos “A influência dos governos ditatoriais na memória coletiva social do povo argentinos”, de Kátia Amorim Brandão Antoniolli; “A experiência esportiva como formação”, de Gustavo Schneider de Camargo; e “A qualidade da educação dos cursos de pedagogia a distância”, de Katia Regina Borgi. No decorrer do dia, também ocorre a exposição artística “Viva arte, Humor e Educação: A Democracia”, do professor da Unimep, Camilo Riani Costa.

Nessa data, no período da tarde, às 14h, ocorre a mesa solene de abertura, seguida da apresentação cultural “Show Afro Tropicália”, com o Mc Daniel Garnet. Às 14h30, é oferecida a conferência de abertura “A teoria Histórico-Cultural como resistência em tempos de intolerância” com a professora da UFF (Universidade Federal Fluminense), Zoia Prestes (imagem acima à esquerda).

A partir das 16h30, ocorre o plantio de árvores no bloco 2, com o mote “Educação é re-existência. Não à destruição das florestas”. Na sequência, às 17h, haverá café com lançamento de livros sobre docência e práticas pedagógicas, dos escritores Nestor Bertini Junior, Claudioneia Aparecida Fontana e Cornélio Raimundo Mucache.

Dia 17/10 (quinta-feira) – Das 9h às 12h, ocorre a 2ª sessão, na sala 6, com as apresentações “Expansão da Educação em Piracicaba (1880-1910)”, de Carolina Martin; “Intelectuais de Piracicaba: Contribuições na Educação de 1920”, de Ekristayne Medeiros de Lima Santos; “O processo de instalação do primeiro Grupo Escolar em Capivari e as iniciativas locais em educação”, de Leonardo Fernandes de Barros, “O intelectual a serviço do protestantismo e da Educação no Brasil Império”, de Adalberto Alves Sales, e “Para além do literário: aspectos formativos do ser mulher e emancipação do feminino na poesia adeliana”, de Iara Bottan. A 3ª sessão do evento oferece na sala 7, das 9h às 12h, apresentação das teses “Avaliação da escrita Braille de alunos cegos”, de Fátima Aparecida Gonçalvez Mendes, “A pessoa cega e a formação em música”, de Karia Cremonez Gambarotto Vieira, “Mulher e cegueira: as construções sociais sobre a sexualidade”, de Laís Baptista Marim, e “A audiodescrição na educação de pessoas cegas e com baixa visão” de Marilia Meneghini.

As apresentações da 4ª sessão, das 9h às 12h, ocorrem na sala 9 sobre “O percurso formativo do professor de inglês a partir do desenvolvimento profissional docente”, de Jussara Fernandes Cantalino; “Formação Continuada de professoras coordenadoras”, de Patricia Kelly Mercadante; “As relações étnico-raciais na educação infantil”, de Áurea Alice Souza Moura; e “Professoras coordenadoras: formação inicial e continuada no município de Raio Claro/SP”, de Andrea del Larovere.

Das 14h às 17h, a 5ª sessão oferece debate na sala 6 sobre “Modernidade, cultura de rua e colonização” de Jaqueline Altomani da Silva; “Neoliberalismo e suas Implicações na Perspectiva Crítica de Frans Hinkelammert”, de Vanderson Batista Santos, e “Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira”, de Luiz Marcos de França Dias.

No período da tarde, das 14h às 17h, a 6ª sessão ocorre na sala 7, ao debater os trabalhos “Brincar ler e escrever no primeiro ano do ensino fundamental” de Angélica Soares de Amaral; “Extensão universitária: resgatando sua história no plano nacional e institucional”, de Cleverson Carlos Pereira; “Aprendendo Ciências em Museus”, de Débora de Souza; e “A elaboração dos conceitos matemáticos no primeiro ano do Ensino Fundamental”, de Luany Renata dos Santos.

A 7ª sessão, das 14h às 17h, acontece na sala 9 com as apresentações “Políticas de alfabetização: nuances e contextos de pesquisa” de Teina Nascimento Lopes; “A política de financiamento de mobilidade acadêmica para estrangeiros”, de Diego Marcondes; “As implicações das normas internacionais nos cursos de Ciências Contábeis no Brasil” de Eduardo Felicissimo Lyrio e “A organização do sistema semipresencial de educação superior e os impactos no trabalho docente”, de Cristina Tischer Ranalli Aparecido.

ANOTE - Simpósio de Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).
Dias 16 e 17 de outubro, nos períodos manhã, tarde e noite, no Bloco 7 do campus Taquaral (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). Entrada gratuita. Inscrições:

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: Fábio Mendes/acervo