Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Síndrome da pressa é inimiga da vida saudável

Síndrome da pressa é inimiga da vida saudável

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 08/02/2016 12h31, última modificação 26/04/2016 15h53

Você já ouviu falar na síndrome da pressa? Pessoas que possuem essa síndrome demonstram falta de paciência para realizar tarefas e preguiça para checar a qualidade do trabalho, segundo conta a docente do curso de psicologia da Unimep, Maria de Lourdes Kato. “A sociedade contemporânea, com todas as suas exigências, contribui para o seu surgimento”, diz ela.

A professora, que também é psicoterapeuta, acrescenta que os que mais sofrem com a síndrome da pressa são os profissionais com dificuldades para estabelecer limites. "Eles acabam se sobrecarregando com responsabilidades e tarefas que desencadeiam o estresse e a ansiedade e, depois, apresentam problemas psicossomáticos", destaca.

Ela afirma também que com a síndrome da pressa, muitas vezes, necessidades básicas como alimentação e sono são relegadas ao segundo plano, assim como o espaço para o lazer e para a vida social. “Aprender a se cuidar e respeitar os seus limites pessoais e profissionais são condições para o resgate do equilíbrio necessário para uma vida saudável”, afirma Maria de Lourdes.


Texto: Serjey Martins
Fotos: banco de imagens
Edição/coordenação: Celiana Perina
Última atualização: 08/02/2016
 

registrado em: