Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sistema de bibliotecas da Unimep reúne mais de 350 mil obras disponíveis

Sistema de bibliotecas da Unimep reúne mais de 350 mil obras disponíveis

por Angela Rodrigues publicado 30/04/2020 05h00, última modificação 30/04/2020 07h37

A leitura é uma das principais formas de adquirir conhecimento na sociedade atual. Seja nos livros físicos, em mídias digitais ou nas redes sociais, ler é uma atividade diária para bilhões de pessoas no mundo inteiro. A Unimep, desde a sua fundação, tem como meta estabelecer uma ponte entre os estudantes e a informação que muda suas vidas. Para isso, a universidade mantém, em todos os campi, uma rede de bibliotecas com acesso gratuito a alunos, professores e funcionários. Segundo Juliete Susann (imagem à direita), 28, coordenadora do sistema de bibliotecas da Unimep, são cerca de 350 mil livros físicos distribuídos entre os 4 campi da instituição.

Além disso, a universidade também oferece acesso à biblioteca virtual Pearson, que possui cerca de 7.500 e-books, e ao portal de periódicos Capes, que tem, em média, 38 mil publicações de textos completos.

EMPRÉSTIMOS – Juliete conta que, para o empréstimo das obras, o usuário deve informar no balcão de atendimento o nome completo e confirmar a retirada mediante a utilização da mesma senha utilizada no site. A duração do empréstimo depende de quem retira: docentes podem ficar com o material por um período de 30 dias; funcionários, ex-alunos e alunos de graduação podem ficar por 9 dias; e alunos de pós-graduação podem levar para casa por 15 dias.

No entanto, devido à quarentena, as visitas presenciais às bibliotecas estão suspensas. Os livros retirados pessoalmente não vão gerar multa aos usuários se forem devolvidos fora do prazo.

DESAFIOS – Juliete destaca que o maior desafio das bibliotecárias está na organização dos materiais: “procuramos orientar os usuários a deixar os livros em cima das mesas quando retirarem os mesmos das prateleiras. Assim, o livro não fica perdido quando colocado em uma classificação errada. Conscientizar toda a comunidade acadêmica dentro deste processo tem sido nosso maior desafio. Mas, nos últimos tempos, nossa equipe percebeu que, mesmo diante de um acervo grande, os usuários têm se conscientizado e nos ajudado nisso”.

BIBLIOTECAS HÍBRIDAS - Um grande tema para a educação é a eficiência do estudo em plataformas físicas e digitais. Para Juliete, o sistema de bibliotecas híbridas é a tendência: “eu acredito muito nas bibliotecas híbridas. Isto é, ter acervo físico para atender as necessidades locais e as pessoas que preferem os livros físicos, mas também ter o acervo digital para atender as pessoas que não conseguem estar presentes na instituição/biblioteca para fazer o empréstimo do material. Esse tipo de biblioteca vem para democratizar o acesso e torná-lo mais escalável, pois atende diversos usuários ao mesmo tempo sem prejudicar, portanto, o ensino-aprendizagem”.

ATUALIZAÇÃO DO ACERVO – A atualização do acervo ocorre por meio de solicitação do coordenador de cada curso. Ele envia uma lista de títulos de seu interesse e as bibliotecárias fazem o levantamento para verificar se já há o material no acervo. Em caso negativo, o coordenador é notificado e é iniciado o processo de aprovação e solicitação do material junto ao departamento de compra da instituição.

Período de quarentena – Durante o período de quarentena, os livros retirados pessoalmente não vão gerar multa aos usuários se forem devolvidos fora do prazo. Contudo, devido à suspensão de atividades presenciais nos campi, o acesso está limitado às obras virtuais.

Para tirar dúvidas, os usuários podem enviar mensagem diretamente aos e-mails das bibliotecas:

Taquaral -  biblioteca.taquaral@unimep.br
Santa Bárbara d´Oeste - biblioteca.sbo@unimep.br