Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Solenidade de premiação marca o encerramento do 2° Decatlo Acadêmico

Solenidade de premiação marca o encerramento do 2° Decatlo Acadêmico

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 03/12/2010 08h41, última modificação 26/04/2016 15h46

A escola estadual Professora Olívia Bianco, de Piracicaba, foi a grande campeã do 2° Decatlo de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. A solenidade de premiação e encerramento ocorreu no Teatro da Unimep. No total, 30 mil alunos de 82 escolas estaduais subordinadas às diretorias de ensino da região de Piracicaba e Capivari participaram da competição. Além do troféu transitório, destinado apenas para a 1ª colocada, foram entregues 73 medalhas, 750 certificados e 50 obras científico-culturais.

Foram premiadas em 2ª e 3ª lugares, as escolas Professor Benedito Dutra Teixeira, de Charqueada, e Joaquim Pedroso de Alvarenga, de Indaiatuba, respectivamente. As três vencedoras ganharam uma viagem cultural, obras científico-culturais, duas bolsas de estudos de 50% para qualquer curso de graduação da Unimep, uma bolsa de estudo de 50% para os cursos de especialização ao professor-tutor, como também certificados.

De acordo com o coordenador do Decatlo, professor James Rogado, o número de estudantes que participaram da competição saltou de 14 mil para 30 mil, em comparação ao ano de 2009. \"O evento tem se ampliado em tamanho e qualidade. É incrível quando percebemos que o estudante não apenas realizou adequadamente uma prova, mas que aprendeu e se deu conta disso. O olhar de realização dos seus professores e as lágrimas dos pais que acompanham o evento é algo singular. Tudo isso nos impulsiona a continuar e crescer em nossa proposta\", conta.

DESTAQUE

“Até a 1ª edição do Decatlo eu não tinha tido contato com nenhuma universidade. Foi uma experiência maravilhosa, diferente de tudo que  já tinha visto”, relata o estudante do 3° ano do ensino médio, Leonardo Soares da Silva, 17. Silva é aluno da escola estadual José Abílio de Almeida, de São Pedro. Pelo segundo ano consecutivo ele recebeu o Prêmio Destaque pela prova 6 – Ciência Interativa, realizada na 2ª etapa da competição. “Tenho que admitir: depois do Declato passei a me interessar mais pela química e por problemas que envolvem o raciocínio lógico”, diz Silva.

Texto: Larissa Molina
Edição: Celiana Perina