Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Taquaral recebe alunos de escolas públicas para 2º Decatlo Acadêmico

Taquaral recebe alunos de escolas públicas para 2º Decatlo Acadêmico

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 30/08/2010 08h19, última modificação 26/04/2016 15h46

A Unimep - Universidade Metodista de Piracicaba recebe alunos de 60 escolas públicas, que participam da abertura da 2ª etapa do 2º Decatlo Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, nesta quinta-feira, 2, às 13h, no Teatro Unimep, no campus Taquaral. A competição é promovida pelo Núcleo de Educação em Ciências da Faculdade de Ciências Exatas e da Natureza da Unimep, em parceria com as Diretorias de Ensino de Piracicaba e Capivari. A expectativa é que mais de 600 pessoas, entre alunos, professores e convidados participem da iniciativa.

A equipe de cada escola é formada por dois alunos e um suplente de cada série do ensino médio, além de um professor orientador. Os cenários para o desenvolvimento das atividades são espaços do campus Taquaral, como o Núcleo de Informática e laboratórios de química, biologia e microscopia. Nesta 2ª fase do Decatlo, os participantes testam as habilidades em expressão oral e escrita, criatividade, lógica matemática e desempenho em laboratório das equipes. Nesta fase classificam-se dez escolas. A 3ª fase ocorre no dia 8 de outubro e a 4ª (premiação), ainda sem data prevista.

Os alunos do 3º ano das equipes que conquistarem a 1ª, 2ª e 3ª colocação, após as dez provas, ganham bolsa de 50% para qualquer curso de graduação na Unimep. Os alunos do 1º e 2º ano recebem outro prêmio, ainda não definido. O professor orientador dessas equipes ganha bolsa de 50% em qualquer curso de especialização na instituição.

Na 1ª fase, que ocorreu no 1º semestre, 82 escolas das diretorias de ensino de Piracicaba e Capivari concorreram entre si, com a participação de cerca de 30 mil alunos, número que dobrou em relação ao ano passado.

PARCERIA

O objetivo é oficializar ações de parceria colaborativa entre alunos e professores da universidade e de escolas públicas que já ocorrem há dez anos. De acordo com o coordenador do Decatlo, prof. James Rogado, a proposta possibilita saltos de qualidade na educação e contribui na formação dos estudantes tanto do ensino médio quanto os da universidade. Para ele, existe contribuição na formação dos professores que entrarão no mercado, devido ao reconhecimento das necessidades e dificuldades do ensino.

Um dos frutos dos projetos de parceria colaborativa é a participação do aluno piracicabano Jorge Rafael de Nóbrega Oliveira na Feira de Projetos de Química (Feproquim), que ocorre durante o 50º Congresso Brasileiro de Química, em Cuiabá. Único estudante de escola pública, além de um participante do Instituto Federal de São Paulo, Jorge Rafael defende o trabalho “Cachaça: Quando a qualidade faz a diferença”, orientado pelos professores Elaine Montanha, da Escola Estadual Dr. Antonio Pinto de Almeida Ferraz, e James Rogado.

ANOTE - O Teatro Unimep está localizado no campus Taquaral (à rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). Mais informações podem ser obtidas no site unimep.br/decatlo ou no (19) 3124-1690.

Edição e texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Fábio Mendes