Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Taquaral terá espaços de moradia, lazer, trabalho, estudos e shopping

Taquaral terá espaços de moradia, lazer, trabalho, estudos e shopping

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 02/01/2012 14h05, última modificação 26/04/2016 15h48

Este ano, 2012, o campus Taquaral completa o 33º aniversário e a comunidade participa de mais um capítulo de sua história: as obras do Masterplan Park Unimep Taquaral, projeto multiuso que combina, em um único espaço, moradia, lazer, trabalho, estudos e compras.  Com ele, a instituição estará no centro de uma nova cidade e que será educadora, nas palavras do reitor Clovis Pinto de Castro. 

“No centro do empreendimento, estará a Unimep, que oferecerá à comuni¬dade ao seu entorno oportunidades de ingressar em cursos de graduação, pós-graduação, de capacitação e formação profissional específica. Além disso, haverá um aumento significativo de oportunidades de estágio, de prestação de serviços à comunidade e de empregabilidade, dentre outras”, conta Castro.

CRESCIMENTO

O empreendimento Masterplan é apenas um dos projetos de grande porte a serem instalados em Piracicaba, nos próximos meses. Nesse “boom” de novos negócios, há outros empreendimentos, como a nova unidade da empresa sul-coreana Hyundai e a construção do anel viário. Para o coordenador do curso de ciências econômicas, Valdir Iusif Dainez (foto), apesar de a crise europeia, a economia brasileira está em um período de crescimento. “E dado os atuais investimentos, a perspectiva de crescimento para Piracicaba é mais até do que a média nacional,” destaca. 

Nesse sentido, dentre os reflexos positivos que podem repercutir junto aos alunos da Unimep é a oportunidade de emprego. “Há, no Brasil, déficit em alguns campos profissionais, cenário reproduzido em Piracicaba. Há um número grande de profissionais diplomados, mas profissionais diplomados bons são poucos”, afirma. Para ele, dentre as áreas que podem ter mais oportunidades são as de comunicação, engenharia, administração, contábeis e economia. 

PROJETO

Lançado em 2009, desenvolvido pelo grupo ThomasiCamargo, o Masterplan Park Unimep Taquaral é o primeiro projeto nestes moldes de Piracicaba, que terá shopping, hotel, centro de convenções, centro empresarial, instituições de ensino e condomínios. O Shopping Park Taquaral é o primeiro a ser concluído. Nele estão previstas 170 lojas satélites, distribuídas em dois pisos, área de lazer, 24 lojas de alimentação, dois restaurantes, 11 lojas de serviço, cinema, um hipermercado, três lojas âncora, cinco megalojas, entre outros.

VOCÊ SABIA?

Que o campus Taquaral foi inicialmente planejado para a área onde hoje se encontra o Shopping Center Piracicaba, no bairro Vila Rezende? A ideia era criar naquela re¬gião uma cidade universitária pois, nas redondezas, estão localizadas outras instituições de ensino superior. No entanto, como conta o professor Gustavo Jacques Dias Alvim, vice-reitor da Unimep, após análises, engenheiros consideraram o terreno pequeno para abrigar a estrutura planejada para o que hoje existe no Taquaral. Após estudos e acordos, foi feita permuta com o grupo Dedini, permanecendo a Unimep com a atual área do campus Taquaral.

Edição e texto: este texto foi publicado na edição de agosoto do jornal Acontece Universitário, material produzido pela Assessoria de Comunicação e Imprensa
Ilustrações: Thomasicamargo
Foto: Fábio Mendes
Última atualização: 02/01/2011

registrado em: