Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Teatro Unimep celebra 20 anos com espetáculo musical gratuito

Teatro Unimep celebra 20 anos com espetáculo musical gratuito

por Angela Rodrigues publicado 19/12/2018 03h00, última modificação 19/12/2018 10h29

Ao longo dos últimos 20 anos, centenas de alunos da Unimep puderam vivenciar momentos importantes de suas trajetórias no mesmo palco que recebeu artistas como Malvino Salvador, Thiago Fragoso e Fernanda Machado; apresentadores como Marco Luque; e músicos como Arnaldo Antunes, Ney Matogrosso, Ivan Lins, Jair Oliveira e a cantora Mafalda Minnozi em distintos espetáculos teatrais e musicais. A experiência pode ser compartilhada por meio do Teatro Unimep, que, na próxima segunda-feira, 17, completa 20 anos.

Localizado no campus Taquaral da universidade, o Teatro Unimep é considerado por distintos artistas e palestrantes como o melhor espaço para a realização de eventos, espetáculos e apresentações na região de Piracicaba. Além de sediar iniciativas culturais, o local também é utilizado para a promoção de atividades, congressos acadêmicos e sessões solenes de formatura. Desde que foi criado, o teatro já sediou aproximadamente 600 sessões solenes de formatura de alunos graduados na universidade.

CONCERTO – Para celebrar os seus 20 anos, o Teatro Unimep recebe o evento Concertos Jovens Músicos convida Mônica Salmaso, com a Orquestra Filarmônica de Piracicaba. O espetáculo ocorre no dia 17, a partir das 20h, e a entrada é gratuita. Os convites já podem ser retirados pelo site: www.projetosjovensmusicos.org.br; na praça José Bonifácio, 799, sala 45, ou no setor da Administração do campus Taquaral da Unimep (no 1º andar do prédio administrativo) no horário das 9h às 12h e das 13h às 17h. O evento é promovido pela Unimep em parceria com a Associação Amigos da Música de Piracicaba, Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria Estadual da Cultura.

HISTÓRICO – O Teatro Unimep começou a transformar a trajetória de alunos e comunidade da Unimep a partir de 1997. As obras do projeto, que leva a assinatura do arquiteto Paulo Zimbres, foram realizadas pela empresa piracicabana Construcione, ao longo de 18 meses. A inauguração ocorreu no dia 17 de dezembro de 1998.

A idealização do teatro surgiu, inicialmente, nos planos diretores de ampliação dos espaços físicos da universidade. Os projetos tinham como principal objetivo priorizar o atendimento de atividades acadêmicas, conforme diretrizes da gestão do prof. Almir de Souza Maia (1945-2015), que permaneceu 16 anos à frente da reitoria da instituição. Naquele período, a equipe diretiva da universidade contava, também, com o professor Gustavo Jacques Dias Alvim (1936-2018) como vice-reitor administrativo, e com o prof. Ely Éser Barreto César, como vice-reitor acadêmico.

Nesse sentido, o empreendimento veio para atender a necessidade da universidade, que exigia um espaço para a realização de grandes eventos, como as formaturas. Até então, as sessões solenes eram realizadas no Salão Nobre do campus Centro da universidade, o que exigia deslocamentos de alunos, docentes e comunidade. Além das formaturas, o teatro é utilizado também em eventos acadêmicos, como a abertura da Mostra Acadêmica, um dos eventos mais significativos da universidade.

Já no campo das artes, foram apresentadas no palco do Teatro peças como: Trair e coçar é só começar; Imperador Amarelo; Terça Insana; Mulheres Alteradas; 100 dicas para arrumar um marido; Os melhores do mundo; stand-ups apresentadas por Marco Luque, Rafinha Bastos e Jonathan Nemer; além de apresentações de grupos teatrais locais como o Andaime, com as montagens “Lugar onde o peixe para” (1996) e “Nonoberto Nonemorto” (2000), dentre outras.

No cenário musical, marcaram presença no palco músicos e compositores como Arnaldo Antunes, Ney Matogrosso, Derico e a orquestra de Câmara Opus; Almir Sater; Cecília Bellato e alunos; Fernando Anitelli, do Teatro Mágico; a pianista Maria Cecilia Truffi, o músico Jair Oliveira; a cantora Mafalda Minnozi com a Orquestra Filarmônica de Piracicaba; integrantes do Projetos Jovens Músicos e a cantora Rosanah, dentre outros.

VIVÊNCIAS –
Joceli Lazier, coordenadora do Centro Cultural Martha Watts e do Núcleo Universitário de Cultura da Unimep e, que também atuou como coordenadora do Teatro Unimep por aproximadamente cinco anos, destaca a sua importância para a cidade. “A importância desse espaço começa quando a universidade proporciona aos seus alunos o contato com as várias linguagens culturais. Podemos nos perguntar quantas universidades têm um espaço como este, que propicia aos seus alunos, além da formação técnica, a formação artística, pois a arte e a cultura nos tornam criativos em todos os sentidos”, afirma.

Ao longo do período em que atuou como coordenadora do local, Joceli conta que dentre as experiências mais marcantes vivenciadas no local está a de ver a arte e a cultura sendo valorizadas. “A diversidade cultural e de possibilidades que se apresentam a partir de um espaço como o Teatro Unimep são imensuráveis. O contato com artistas iniciantes ou renomados, o público, seja infantil ou adulto, alunos, professores, funcionários da instituição ou comunidade externa; amantes do teatro, da música ou dos stand-ups; diretores, produtores, técnicos, enfim, todos trazem em sua bagagem experiências que são transmitidas e trocadas”, acrescenta ela.

Carlos Alberto Tabai, coordenador administrativo da Central de Serviços Compartilhados do IEP e que participou dos grupos de trabalho para a criação do Teatro, destaca ao menos dois momentos importantes em sua trajetória ocorridos no local: as duas sessões de formatura dos cursos de administração e direito. “Olhar o Teatro Unimep lotado, nas duas ocasiões, foi muito marcante. É pena o prof. Gustavo Alvim (ex-reitor) não estar nesse momento de celebração, pois ele foi uma das pessoas que sempre me incentivou e me deu oportunidades. Nas duas formaturas, ele fez questão de me entregar o canudo”, conta Tabai.

Vania Teixeira, responsável pelas formaturas na universidade, conta que as sessões solenes no local são acontecimentos de grande significado para a comunidade ligada à Unimep, pois "são momentos de congraçamento dos estudantes, suas famílias, amigos, docentes e da própria universidade. Além disso, também são oportunidades para que os familiares dos formandos conheçam o campus Taquaral”.

Anderson Oliveira, maestro da Orquestra Filarmônica Jovem e que já esteve no palco do Teatro Unimep em distintos concertos com solistas renomados, e músicos como Ivan Lins e Mafalda Minnozzi, afirma que o Teatro Unimep é “um espaço único para a região de Piracicaba e até mesmo Campinas, com equipamento impar na questão acústica e de conforto para receber o público que deseja assistir excelentes espetáculos”.

Para conhecer outras histórias relacionadas aos 20 anos do Teatro Unimep, acesse o link: https://bit.ly/2rEKQVh Nele, é possível conferir a série de entrevistas realizadas pela equipe da TV Unimep sobre o Teatro, considerado um marco para a cidade de Piracicaba e toda comunidade unimepiana.


ANOTE - Celebração dos 20 anos do Teatro Unimep com o evento Concertos Jovens Músicos convida Mônica Salmaso, com a Orquestra Filarmônica de Piracicaba.
Dia 17 (segunda-feira), a partir das 20h, no Teatro Unimep (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). Entrada gratuita.

 

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: acervo Unimep
Última atualização: 14/12/2018