Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Teatro Unimep recebe congresso empresarial que terá palestras sobre o futuro do país

Teatro Unimep recebe congresso empresarial que terá palestras sobre o futuro do país

por Angela Rodrigues publicado 06/08/2018 02h00, última modificação 06/08/2018 14h27
Evento, que chega a sua 12ª edição, contará com a presença de profissionais renomados para discutir temas atuais

O Teatro Unimep, no campus Taquaral, recebe em agosto a 12º edição do Congresso Empresarial da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi). O evento ocorrerá nos dias 22 e 23 de agosto, a partir das 19h, e terá palestras dos jornalistas Augusto Nunes e Cristiana Lôbo. A proposta é promover reflexão por partes dos participantes e debater o futuro do país.

Os interessados em participar podem adquirir o convite diretamente na sede da Acipi, localizada à rua do Rosário, nº 700, Centro, Piracicaba. Há condições especiais para pacotes, grupos e associados à Acipi. Informações sobre valores, pacotes e adesões podem ser consultados pelo fone (19) 3417-1766, ramal 725, ou pelo e-mail: contato@escoladenegociosacipi.com.br  

Programação – No congresso, Augusto Nunes ministrará, no dia 22, a palestra “Bastidores da mais importante e mais curta campanha presidencial”. Segundo ele, diante da realidade da “eleição mais importante e mais curta da história recente do país”, é preciso desfazer algumas interrogações. “O que pensam de fato os principais candidatos? Como são as alianças em gestação? O que pretendem fazer no campo da economia? Como tentarão conseguir o voto dos quase 50% de brasileiros que não se sentem representados por nenhum concorrente? Essas e outras questões serão examinadas em Piracicaba”, detalha.

Já no dia 23, Cristiana Lôbo falará sobre o tema “Brasil pós eleições: qual o rumo?”. No encontro, a jornalista irá abordar questões como “quais são os desafios do próximo presidente?” e “qual o rumo o país terá depois da eleição?”. “A primeira eleição presidencial depois da Operação Lava-Jato mostra que os políticos não renovaram as práticas que foram condenadas pelos eleitores, conforme as pesquisas. As negociações de alianças continuam sustentadas em benesses direcionadas a partidos e a políticos – cargos e emendas parlamentares. O financiamento público das campanhas contribuiu para valorizar o papel dos presidentes de partidos que têm milhões a distribuir a seus correligionários. A disputa eleitoral coloca em xeque o que se convencionou chamar de ‘presidencialismo de coalizão’ que é a adesão de partidos ao governo vencedor. Os problemas políticos, falta de harmonia e coesão na base governista, acabaram por afetar a agenda econômica e retardar a retomada do crescimento em ritmo mais adequado para o país”, ressalta.

Palestrantes – Natural de Taquaritinga, no interior de São Paulo, Augusto Nunes foi redator-chefe da revista Veja e diretor de redação do Jornal do Brasil, do Estadão, da Zero Hora e das revistas Época e Forbes. Atualmente, mantém coluna no site da Veja, e integra a equipe do programa “Os Pingos nos Is”, na rádio Jovem Pan. Apresentou durante oito anos o programa Roda Viva, da TV Cultura, e foi um dos seis jornalistas entrevistados no livro “Eles mudaram a imprensa”, organizado pela Fundação Getúlio Vargas. Entre outros, escreveu os livros “Minha Razão de Viver: Memórias de Samuel Wainer” e “A Esperança Estilhaçada: Crônica da Crise que abalou o PT”. 

Cristiana Lôbo é jornalista e comentarista de política na Globonews. É âncora do programa “Fatos e Versões”, sobre os bastidores de Brasília na política, economia e no Judiciário. Diariamente, faz comentários sobre os assuntos do dia nos jornais do canal Globonews. Desde que começou a trabalhar, em 1979, no Jornal O Globo, Cristiana acompanhou todas as eleições, os processos de impeachment de Fernando Collor e, recentemente, de Dilma Rousseff. E, ainda, toda a implementação do Plano Real nos governos Itamar e Fernando Henrique Cardoso, e os escândalos que movimentaram o Brasil nos últimos anos. Está na Globonews desde 1997 e, atualmente, tem um blog no portal G1. É vencedora do Troféu Mulher Imprensa em 2016.

Realizado pela Acipi, o 12º Congresso Empresarial conta com o patrocínio de Sicoob Cocre, Unimed Piracicaba e Uniodonto Piracicaba e com o apoio da EPTV, Gazeta de Piracicaba, Jornal de Piracicaba e Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no portal da Acipi: http://www.acipi.com.br/, pelo fone (19) 3417-1766, ramal 725, ou e-mail:contato@escoladenegociosacipi.com.br

 

Texto: Departamento de Comunicação da Acipi
Edição: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: acervo Unimep
Última atualização: 26/07/2017