Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Teatro Unimep sedia lançamento de obra e show gratuito com André Marques Sexteto

Teatro Unimep sedia lançamento de obra e show gratuito com André Marques Sexteto

por Angela Rodrigues publicado 10/11/2018 03h00, última modificação 14/11/2018 10h21

O Teatro Unimep sedia nessa terça-feira, 13 de novembro, a partir das 19h30, o lançamento do livro “Linguagem Rítmica e Melódica dos Ritmos Brasileiros”, de autoria do pianista André Marques, seguido de show especial com André Marques Sexteto. A iniciativa, que tem o apoio do curso de música licenciatura da Unimep, ocorre por meio do programa Proac Editais, do Governo de São Paulo.

O evento tem entrada gratuita e é aberto a todos os interessados.

Livro – A obra a ser lançada por André Marques é resultado de pesquisa do autor na busca pela compreensão dos procedimentos musicais adotados pelos ritmos brasileiros (melodias, acompanhamentos, baixos, células rítmicas recorrentes, enfim, processos de construção da linguagem dos compositores inseridos no estilo), bem como a sua aplicação no contexto de composições atuais.

Ao longo de aproximadamente 100 páginas, o autor se volta para o estudo da linguagem rítmica e melódica do baião, do jongo e do maracatu visando à adaptação da música de grupos folclóricos tradicionais para instrumentos convencionais, com o foco maior para o piano, baixo, bateria, guitarra e instrumentos de sopro. A linguagem é bastante acessível, o que garante fácil compreensão por todo instrumentista que queira se aprofundar na música brasileira.

O livro será lançado em duas versões: em português e, no mesmo exemplar, terá tradução para o inglês, para que os estudantes estrangeiros também possam ter acesso à riqueza cultural da música brasileira contida no exemplar.

A obra traz, ainda, interatividade por meio de links a serem disponibilizados na página do autor na internet contendo materiais de áudio que complementam e exemplificam o conteúdo teórico do livro. Esse conteúdo interativo, assim como o livro, apresentará a aplicação específica de cada um desses ritmos para piano, guitarra, contrabaixo, bateria e sopros.

Trajetória – André Marques iniciou a carreira profissional, em 1994. Por meio de trabalhos com o músico Hermeto Pascoal, como pianista de seu grupo há mais de 20 anos, Trio Curupira e Vintena Brasileira, o músico fez grande pesquisa por todas as regiões do Brasil e começou a criar a sua música a partir dos ritmos brasileiros. Desde 1996, André Marques também desenvolve trabalho de pesquisa de ritmos brasileiros. Em decorrência desse trabalho, o músico já gravou mais de 10 Cds, ministrou workshops por todo o Brasil e em outros países.

Com o show intitulado “Divercidades”, André Marques Sexteto busca apresentar ao público o melhor da música instrumental brasileira. A proposta do grupo é levar o público a uma viagem pelo Brasil por meio da música.

Cada música do show é relacionada a uma cidade ou região do país e à respectiva cultura musical. Nesse sentido, estão no repertório ritmos como folia de reis, catira, cururu, batuque de umbigada, boi-de-mamão, chacarera, bumba-meu-boi, maracatu e choro.

ANOTE – Lançamento da obra “Linguagem Rítmica e Melódica dos Ritmos Brasileiros”, de autoria do pianista André Marques, e show especial de André Marques Sexteto. Dia 13 de novembro, a partir das 19h30, no Teatro Unimep (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). Entrada gratuita.

 

Texto (edição): Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: acervo pessoal de André Marques Sexteto
Última atualização: 12/11/2018