Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Teologia e psicanálise são temas de evento de grupo de pesquisa

Teologia e psicanálise são temas de evento de grupo de pesquisa

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 11/09/2012 07h31, última modificação 26/04/2016 15h49

Teologia e psicanálise são os temas centrais do evento Teologia em Diálogo com a Psicanálise: (Im) Possibilidades entre a Psicanálise e a Religião, que ocorre no sábado, 15, das 9h às 12h, no Centro Cultural Martha Watts. A iniciativa é promovida pelo grupo de Ciências da Religião, da Faculdade de Ciências Humanas, e pelo Centro de Estudos sobre Metodismo e Educação (Cepeme). A proposta dos organizadores é debater a relação da religião com a psicanálise. A entrada é gratuita. 

De acordo com um dos responsáveis pela organização do evento, o professor Ismael Forte Valentin (foto), o objetivo é reunir, docentes, estudantes e outras pessoas interessadas em refletir e discutir a aproximação das duas ciências.
 
“A religião reúne pessoas com suas realidades sociais, políticas, econômicas e psíquicas. Assim, os estudos do grupo de Ciências da Religião possibilitam não só entender as possíveis leituras teológicas, como também relacioná-las com outras áreas de conhecimento”, destaca o professor. 

Confira a programação detalhada:

9h – Abertura e apresentação com o Ismael Forte Valentin;
 
9h30 – Painel: Teologia em Diálogo com a Psicanálise: (Im) Possibilidades entre a Psicanálise e a Religião, com os docentes Maria Dolores Alvarez, Ana Marisa Fontoura Vidal e Rosa Gitana Krob Meneghetti; 

10h40 – Debate ministrado pelo professor do curso de filosofia da Unimep, Edivaldo José Bortoleto;

12h – Encerramento com a professora Rosa Meneghetti.

ANOTE - Teologia em Diálogo com a Psicanálise: (Im) Possibilidades entre a Psicanálise e a Religião, no sábado, 15, das 9h às 12h, no auditório do Centro Cultural Martha Watts (rua Boa Morte, nº 1.257, Centro – Piracicaba). As inscrições estão abertas até dia 12 de setembro e podem ser feitas no cepeme@unimep.br. As vagas são limitadas e a entrada é gratuita. Informações: (19) 3124-1889. 


Texto: Júnior Campos
Fotos: Fábio Mendes
Edição/jornalista responsável: Celiana Perina
Última atualização: 11/09/2012

registrado em: