Com trabalhos de estágio supervisionado, alunos de administração encontram soluções tecnológicas para empresas
Por meio da realização de 51 trabalhos ligados à disciplina Estágio Supervisionado em Administração (ESA) do curso de administração da Unimep, coordenada pelo professor da graduação, José Roberto Soares Ribeiro; e da apresentação em bancas de monografia, alunos do curso de administração da universidade estudaram, analisaram, diagnosticaram e propuseram soluções tecnológicas distintas para empresas de Piracicaba e região.
Ao longo desse processo, os estudantes também alcançaram muito aprendizado. Valdir Chichinelli Júnior, Pamela Cristina Galvão e Ralf Schinner Júnior, recém graduados em administração de empresas pela Unimep, mencionam os principais: muita leitura de artigos e livros; observação sobre como as propagandas impactam o consumidor; realização de entrevistas; análise sobre o clima organizacional de empresas; aprendizado para o melhor gerenciamento e realização de atividades e tarefas acadêmicas e foco, dentre outros. Os trabalhos acadêmicos, desenvolvidos dentro das quatro áreas funcionais da administração: Finanças, Marketing, Produção e Recursos Humanos, incluem a realização de monografia, a produção de relatório de estágio e apresentação para a banca.
O docente José Roberto Ribeiro destaca que os projetos são produzidos de forma teórica e prática para aproximar ao máximo o aluno de contexto de administração. “No ESA, somente são desenvolvidos trabalhos práticos relacionados com a teoria e não somente teóricos, buscando também propiciar um trabalho de consultoria às empresas que podem trazer contribuições interessantes. O nosso objetivo, que também é um dos diferenciais do curso, é que o aluno desenvolva o aprendizado prático da melhor maneira possível” destaca Ribeiro.
PRODUÇÃO – Segundo conta o supervisor, as atividades de relatório de estágio e monografia iniciam no 6º semestre da graduação, por meio da disciplina Introdução ao Estágio Curricular em Administração, que conta com orientações gerais, apresentação das temáticas possíveis dentro das áreas, e a escolha dos temas dos trabalhos pelos alunos. “Nessa etapa, o aluno define o tema, a área, o problema, o objetivo e a justificativa do trabalho teórico-prático; também define a empresa a qual irá realizar o projeto, além de formular a revisão bibliográfica”, detalha o docente. Já no 7º semestre, os estudantes desenvolvem a parte teórica dos temas; enquanto
no 8º semestre, por meio da disciplina Estágio Supervisionado em Administração (ESA) 2, eles desenvolvem a parte prática, retornam à empresa ou organização, fazem o levantamento de dados e a relação com a teoria e a conclusão, a ser apresentada para a banca. As bancas são formadas pelo orientador do trabalho e mais dois docentes da área ou temática, responsáveis pela avaliação do trabalho.
Para a avaliação, os docentes avaliam aspectos como a metodologia da pesquisa, a conduta ética, aspectos técnicos como o de citação de fontes e das regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) sobre os trabalhos científicos; além da monografia de modo geral, conforme o projeto definido pelo estudante em relação ao seu projeto: diagnóstico do tema; proposição de planos ou sistemas para a empresa; avaliação de resultados e avaliação formativa. “No campo da administração, não há espaços para achismos, tudo deve ser baseado e e fundamentado em fatos e na teoria que já se desenvolve dentro de cada um dos temas”, destaca José Ribeiro.
EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADO – Ações Sustentáveis e suas Relações com o Comportamento do Consumidor foi o tema do trabalho realizado pelo unimepiano de administração, Valdir Chichinelli Júnior, 22, no último semestre da graduação. O projeto realizado por ele, sob a orientação pelo prof. Carlos Alberto Zem; foi no campo de marketing, escolhida pela identificação com a área. “Escolhi esse tema e a área de marketing porque consigo analisar o comportamento das pessoas e fazer determinadas análises comparativas com os recursos humanos”, apontou ele.
Valdir iniciou os estudos sobre o marketing verde e depois, sobre o desenvolvimento de propagandas sustentáveis e como se deu o comportamento do consumidor antes e depois dessas propagandas. “Até pouco tempo atrás, não tínhamos esse comportamento sustentável, essa preocupação ambiental, essa preocupação social, isso foi algo desenvolvido ao longo dos anos. Com esse trabalho, mostrei toda essa trajetória até chegar ao consumidor atual, que é um consumidor que está cada vez mais aderindo às questões sustentáveis”, afirma ele.
Com o trabalho, uma das conclusões observadas foi o fato de no século 21, ter se intensificou muito mais a preocupação com a sustentabilidade; e também a iniciativa de as empresas começarem a realizar cada vez mais ações sustentáveis.
Já Pâmela Cristina Galvão, 21, produziu o projeto “Estudo sobre a Neurodiversidade nas Organizações”. O estudo teve a proposta de destacar os benefícios tanto para a sociedade quanto para cada profissional, o fato de um neurodiverso estar dentro das organizações. “Na empresa a qual realizei o estudo, verifiquei que depois que um neurodiverso começou a trabalhar em uma empresa, o clima organizacional da empresa melhorou bastante. As pessoas se tornaram mais empáticas umas com as outras”, analisa ela.
Com a orientação do professor José Roberto Ribeiro, o unimepiano Ralf Schinner Junior, 26, desenvolveu o estudo “Gerenciamento de Estoque por meio do sistema RP na empresa Solab Equipamentos para Laboratórios, em Piracicaba”. O sistema RP é sistema corporativo que as empresas utilizam para poder fazer gerenciamento de estoques.
Dentre as atividades realizadas por Ralf, estão entrevistas na empresa, visitas ao local, entrevistas com os colaboradores, produção de fotos e análise de sistemas. Segundo o profissional, os principais resultados do projeto foram o fato de a empresa ter aprimorado o controle do estoque, reduzido custos, aumentado o controle e alcançado melhor aproveitamento do sistema quanto ao gerenciamento do estoque. “Aas contribuições desse estudo à minha formação profissional foram essenciais, porque abriu uma gama de conhecimento muito grande. O estudo me ajudou a ver as empresas de forma diferente, a gerenciar as tarefas da faculdade de forma diferente, mas com objetivos concretos e muito foco”, afirma Ralf.
O docente Carlos Alberto Zem, coordenador do curso de administração da Unimep, aponta outros temas de projetos e seminários apresentados pelos estudantes na disciplina: Internet das Coisas, Revolução da Voz, Impressão 3D, Mobilidade, Cultura Maker, Inteligência Artificial, Gamificação e Realidade Estendida. “Ao longo da realização das bancas, foram distintas as soluções tecnológicas que os alunos apresentaram associando estes temas com situações empresariais do dia a dia”, pontua o coordenador.
Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Edson Rossini
Última atualização: 15/01/2020