Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Tese de professor da pós em educação recebe menção honrosa da Capes

Tese de professor da pós em educação recebe menção honrosa da Capes

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 30/11/2015 09h49, última modificação 26/04/2016 15h53

A tese de doutorado Capitalismo como Religião: uma Crítica a seus Fundamentos Mítico -Teológicos, assinada pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimep, Allan da Silva Coelho, recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Teses 2015 da área de filosofia/teologia. O trabalho foi defendido no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo – Umesp e orientado pelo professor Jung Mo Sung. O evento de premiação será em Brasília, no dia 10 de dezembro, na sede da Capes.

A tese defendida em 2014 revela, segundo o autor, a perspectiva de compromisso ético, por ser um estudo crítico do capitalismo enquanto sistema que produz vítimas e justifica a morte de seres humanos como um sacrifício necessário em linguagem secular. “Por essa razão, por meio de abordagem crítica sob a perspectiva dialética, evidencia as relações da colonialidade na produção do conhecimento científico, assumindo como parâmetro o ponto de vista dos vencidos, dos excluídos e das vítimas do sistema, setores geralmente ocultados na produção do saber científico. A maior contribuição do meu trabalho está em colaborar para o fortalecimento de uma perspectiva crítica de pesquisa”, conta Coelho.

Para definir os conceitos envolvidos na tese, o professor destaca a importância do estágio de pesquisa que realizou no Ceifr (Centre d’Études Interdisciplinaire des Faits Religieux) da Ehess (École des Hautes Études em Sciences Sociales), na França, com orientação do professor doutor Michael Löwy.

Texto: das redações da Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep/Rede Metodista
Edição/coordenação: Celiana Perina
Última atualização: 30/11/2015