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Transformar conflitos em algo positivo aprimora o relacionamento, o desempenho e a produtividade

por Angela Rodrigues publicado 25/09/2017 02h00, última modificação 25/09/2017 15h26
A gestão de conflitos eficiente melhora o relacionamento interpessoal da equipe e tem reflexos diretos no desempenho e produtividade das equipes nas organizações.

O dia a dia no trabalho pode ser muito agradável ou muito estressante. O segundo caso é terreno fértil para dificuldades de convivência, que podem gerar conflitos. “É importante para as organizações terem climas harmoniosos, construtivos e ajustados. Isso melhora o desempenho e produtividade das equipes”, afirma Yeda Oswaldo, professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Unimep. É aí que entra a gestão de conflitos, ferramenta da área de Administração que reúne práticas voltadas para o encaminhamento adequado desse tipo de situação.

CONFLITOS E OPORTUNIDADES

Para evitar que problemas se tornem recorrentes, várias dicas podem ajudar líderes, funcionários e até quem está para ingressar no mercado de trabalho. Nos relacionamentos, há três tipos de conflitos: intrapessoal (interno), interpessoal (entre pessoas) e grupal (entre grupos). “O administrador precisa compreender as pessoas e procurar soluções que envolvam a negociação ou colaboração. A prioridade é encontrar soluções que levem ao amadurecimento dos profissionais”, destaca a professora.

Yeda acrescenta que está sobre os ombros dos líderes a responsabilidade de colocar a gestão de conflitos em prática. “Uma das competências duráveis de um líder é saber gerir conflitos de forma clara e positiva”, conta. Isso porque a gestão de conflitos eficiente melhora, principalmente, o relacionamento interpessoal da equipe. Segundo a professora, é por meio desse tipo de relacionamento que se avalia a qualidade da convivência no ambiente de trabalho.

O QUE A CIÊNCIA DIZ

Estudiosos da visão interacionista dos conflitos propõe que por meio da boa gestão é possível transformar o problema em força positiva. Exemplo disso é Lidiane Elias, que em seu artigo “A importância da Gestão de conflitos nas relações de trabalho” defende que os conflitos contribuem para o desenvolvimento da equipe, deixando-a autocrítica e criativa sobre o próprio trabalho. A principal contribuição dessa abordagem é encorajar os líderes a incitar conflitos “do bem” em suas equipes, que servirá de empurrão para o seu crescimento profissional dos seus membros.

De acordo com especialistas ouvidos pela Exame, táticas para lidar com conflitos podem ser divididas em três categorias: antes, durante e depois dos problemas. A primeira consiste em negociar de maneira clara as demandas do dia a dia, para evitar falsas expectativas e frustrações por parte tanto dos funcionários quanto de seus líderes. O segundo é basicamente manter a calma, analisar se o problema é conflito de poder ou uma questão objetiva e discutir soluções. Já o terceiro é analisar os danos causados pelo conflito e explorar, de preferência em grupo, maneiras para evitar que o mesmo problema se repita.

“É fundamental resolver essas questões ou situações laborais compreendendo a situação, sem culpar os profissionais, analisando as consequências e procurando soluções que levem ao amadurecimento da equipe e solução dos conflitos”, afirmaYeda.

 

Texto: Pedro Spadoni
Edição e coordenação: Celiana Perina
Fotos: Banco de imagens
Última atualização: 20/09/2017