Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimep altera processo de avaliação discente com notas de 0 a 10

Unimep altera processo de avaliação discente com notas de 0 a 10

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 26/04/2016 12h16, última modificação 26/04/2016 15h53

Provas escritas, avaliações orais, seminários, relatórios de atividade e produção de trabalhos individuais ou em grupo. Na Unimep, os alunos de graduação e de pós-graduação sabem que essas são algumas das distintas formas de avaliação utilizada pelo docentes. A novidade é que, a partir desse semestre, os resultados finais desses processos serão representados por notas que vão de zero a 10, e não mais por conceitos.

A mudança surgiu a partir de proposta da equipe da Reitoria, após encontros e consultas aos docentes das faculdades da Unimep. Em seguida, a alteração foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consun) e pelo Conselho Superior de Pesquisa, Ensino e Extensão (Consepe), e publicada nas resoluções desses dois órgãos. No Consun, pode ser consultado na Resolução 149/2015 enquanto no Consepe, os detalhes da mudança podem ser acessados no documento 008/2015. Além de a Reitoria, a alteração envolveu a participação da equipe da Secretaria Acadêmica da universidade.

Para a coordenadora de Graduação da universidade, a profª Cláudia Santana, essa mudança pode significar aos alunos a oportunidade para reflexão e diálogo com os professores e seus pares sobre os sentidos da avaliação, no contexto do processo de ensino-aprendizagem. “Na Unimep, a avaliação possui função orientadora desse processo ao fornecer elementos para readequações metodológicas importantes para o alcance dos objetivos previstos para as disciplinas e outros componentes do currículo. A avaliação deve ser uma prática de investigação contínua e sistemática sobre o ato de ensinar e aprender”, afirma a professora.

Já Luis Arthur Rosatti, secretário acadêmico da Unimep, afirma que a mudança atende ainda outra demanda positiva para os alunos. Instituições com as quais a Unimep mantém convênios e parcerias, inclusive internacionais, e que já utilizam o sistema de notas, antes solicitavam a conversão dos conceitos dos unimepianos para o ingresso desses. “Com a tabela de conversão para os conceitos, apresentada nas resoluções do Consun e Consepe, esse processo torna-se mais ágil”, afirma.

Texto: Angela Rodrigues
Ilustração: Laryssa Ventura