Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimep anuncia os vencedores do 18º Salão Universitário de Humor

Unimep anuncia os vencedores do 18º Salão Universitário de Humor

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 11/06/2010 19h15, última modificação 26/04/2016 15h46

Os universitários Víctor Zenobio Sanjinez Garcia, do Peru, e Eder Medeiros Galdino, de São Paulo, são os grandes vencedores do 18º Salão Universitário de Humor de Piracicaba, promovido pela Unimep – Universidade Metodista de Piracicaba. Os estudantes são dois, dos três vencedores, que recebem R$ 1.000 em dinheiro cada um. O terceiro vai para o prêmio especial temático Meio Ambiente Centro Cultural Martha Watts, conquistado pelo cartunista Osvaldo DaCosta, pós-graduando pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Os trabalhos premiados foram escolhidos pelo júri técnico, momentos antes da cerimônia de abertura do evento, ocorrida no início da noite da sexta-feira, 11, no átrio do Centro Cultural e de Convivência do campus Taquaral da Unimep. Pelo segundo ano consecutivo o salão é internacional.

Além dessas categorias, foram escolhidos também os oito prêmios portfólios especiais (confira nomes e outros detalhes sobre os vencedores no fim do texto) concedidos pelo salão nas categorias cartum, charge, caricatura e HQ (História em Quadrinhos). Nessa modalidade, não há primeiro, segundo e terceiro lugares, nela são escolhidos os dois melhores trabalhos.

Os prêmios portfólios consistem na produção de CDs com a imagem dos trabalhos premiados, dados sobre a trajetória profissional dos autores, observações do coordenador do Salão Universitário de Humor de Piracicaba, Camilo Riani, e do júri de premiação, além de contatos, trabalhos e imagens dos oito selecionados, a serem enviados para profissionais da área do humor gráfico, imprensa, revistas e agências de publicidade.

O júri técnico de premiação foi composto por nove integrantes, dentre os quais artistas gráficos reconhecidos nacional e internacionalmente como Dalcio Machado, recordista brasileiro em premiações internacionais; Jean Galvão; Eduardo Baptistão; Fred Ozanan; Gustavo Duarte;
Márcio Leite, o brasileiro com maior participação em júris na área de humor gráfico e Luis Gustavo Paffaro, artista revelado pelo salão da Unimep e autor do cartaz da edição atual do evento. Também participaram do júri Renato Elston Gomes, coordenador do curso de publicidade e propaganda da Unimep, e Joceli Cerqueira Lazier, coordenadora do Centro Cultural Martha Watts.

PRÊMIO JÚRI POPULAR

A partir de 17 de junho, o Salão Universitário de Humor abre votação para o prêmio Júri Popular, que concederá R$ 1.000 em dinheiro ao autor do trabalho mais votado pelos internautas, independente da categoria. O vencedor é escolhido a partir de votação pública pela internet, no endereço unimep.br/salaodehumor. A votação vai até início de julho.

RECORDE

Esse ano o salão recebeu um número recorde de inscrições. Foram 508 obras originárias de 20 países, incluindo o Brasil. A categoria que mais se destacou foi o cartum, categoria que cresceu em quantidade e qualidade de inscrições. Meio ambiente e comportamento humano são os temas que mais inspiraram os participantes. A mostra com as obras selecionadas e premiadas do Salão Universitário de Humor da Unimep reúne aproximadamente 110 trabalhos, que podem ser conferidos pelo público no átrio do Centro Cultural e de Convivência do campus Taquaral da Unimep, até o dia 6 de agosto.

Além da mostra principal, o salão é composto por outras duas exposições paralelas: Humor de Copas, que apresenta cerca de 40 trabalhos do acervo do salão relacionados ao futebol e 18 Anos de Humor, que conta a história do próprio Salão Universitário de Humor, por meio de fotografias e cartazes. Também no evento, Fred Ozanan, artista gráfico mais premiado pelo Salão Universitário de Humor da Unimep, lançou o livro Saúde Não Tem Remédio. A entrada é gratuita.

ANOTE – 18º Salão Universitário de Humor de Piracicaba da Unimep. De 11 de junho a 6 de agosto no átrio do Centro Cultural e de Convivência do campus Taquaral (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). Entrada gratuita. Informações no fone (19) 3124-1611.

Texto: Angela Rodrigues e Camila Duarte
Edição: Celiana Perina