Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimep apoia movimentação social em favor da paz

Unimep apoia movimentação social em favor da paz

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 24/09/2012 11h51, última modificação 26/04/2016 15h49

Reconhecendo a importância de se ter uma vida repleta de paz  -  estado de tranquilidade e ausência de violência ou guerra - a Movpaz em parceria com a Unimep,  ONGs e outras instituições, realiza a Semana de Educação e Cultura de Paz de Piracicaba. A iniciativa que ocorre de hoje, 24, a domingo, 30,  visa a construção de uma cultura de paz na comunidade por meio da educação. Na programação estão previstas atividades culturais, entre elas, apresentação de orquestra, palestras, mesas-redondas, cursos e seminários.  As atividades são abertas a todos os interessados.

Os organizadores pedem a doação de um quilo de alimento não perecível para os que desejarem conferir a apresentação da Orquestra de Câmara Opus, que tem entre seus integrantes o saxofonista Derico Sciotti (da banda do Programa do Jô). A performance da orquestra será na sexta-feira, 28, às 19h30, no Teatro Unimep. As demais atividades são gratuitas. Confira a programação detalhada:

19h20 -
Palestra Reflexões para uma Educação pela Paz, com Paulo Berni (coordenador do Movpaz Piracicaba);
20h20 – Palestra Desconstruindo o Currículo Oculto da Violência, com Almir Laureano (membro do conselho nacional de segurança e coordenador do Movpaz João Pessoa).
Local:
Unimep Taquaral, Auditório Verde, bloco 2

19h20 - Palestra Escolha a Calma.
20h20 -
Mesa redonda Cultura de Paz na Atualidade: Desafios e Potencialidades, com Josué Adam Lazier (coordenador de extensão e assuntos comunitários da Unimep/foto acima), Frei Marcos de Carvalho e Jaqueline Borges.
Local: Unimep Taquaral, Sala Vermelha

19h20 -
Palestra Implantando a Paz nas Escolas, com Almir Laureano.
20h20 -
Mesa redonda O Cenário Social das Escolas e Educação pela Paz, com Patrícia Nogueira, Márcia Ap.Vieira e Laudicéia Perin.
Local: Unimep Taquaral, Auditório Verde, bloco 2

19h20 – Palestra Cultura de Paz para Redução e Prevenção da Violência – Nelma da Silva Sá.
20h20 – Palestra Desarme-se em Busca de Paz, Almir Laureano.
Local:
Unimep Taquaral, Sala Vermelha

19h -
Grande Conferência pelo Desarmamento, com Clóvis Nunes (idealizador e fundador do Movpaz).
Local: Unimep Centro, Salão Nobre

8h -
Seminário Construindo a Educação pela Paz Mudando Consciências, com Clóvis Nunes.
14h - Seminário Ensinando a Ensinar a Paz, com Clóvis Nunes.
Local: Centro Cívico

16h -
Abraço da Paz (com líderes e representantes da sociedade civil organizada).
Local: Casa da Paz
19h30 – Apresentação da Orquestra de Câmara Opus
Local: Teatro Unimep Taquaral

16h -
Quiosque da Paz na Festa da Primavera.
Local: Clube Atlético

8h –
Comemoração do Dia Municipal da Cultura de Paz com caminhada, música, dança, yoga, piquenique entre outras atividades.
10h - Abraço do Lago.
Local: Parque da Rua do Porto

CURSOS

Durante a semana serão oferecidas quatro opções de cursos. Eles ocorrem nos dias 24, 25 e 26, nas salas 17 e 19 do bloco 3, no campus Taquaral da Unimep.

Curso 1– Vivências com a Natureza ministrado por Rafael Jó Girão, das 8h às 11h30.

Curso 2–
Práticas Pedagógicas do Projeto Paz nas Escolas ministrado por Paulo Berni e Frei José.

Curso 3 –
Vivendo Valores na Educação, ministrado por Wanda Canto, Lucinda Corte, Ângela Neves e Marisete Pacheco, das 14h às 17h30

Curso 4 –
Gestão Escolar com Cultura de Paz, ministrado por Laudicéia Proença Perin, das 14h às 17h30, Kleber Akama.

ANOTE – Semana de Educação e Cultura de Paz de Piracicaba, de 24 a 30 de setembro. Informações podem ser obtidas nos (19) 3422-6125, (19) 3041-1617, (19) 9854-5255, (19) 8131-0049, no e-mail movpazpiracicaba@gmail.com, www.movpazpiracicaba.com.br ou no Facebook do Movpaz Piracicaba.

Texto: Elaine Pereira
Fotos: Banco de imagens/Fábio Mendes