Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimep celebra 45 anos de reconhecimento como universidade

Unimep celebra 45 anos de reconhecimento como universidade

por Angela Rodrigues publicado 07/01/2021 05h00, última modificação 15/12/2022 17h14

Em dezembro de 2020, a Unimep celebra 45 anos de reconhecimento como universidade. Os primeiros cursos superiores criados na universidade – economia, contábeis e administração – foram implantados no ano de 1964 e ficaram conhecidos como ECA. As três primeiras graduações foram oferecidas Instituto Educacional Piracicabano (IEP) à comunidade de Piracicaba e região.

A partir delas, a instituição passou a integrar gradativamente outros cursos e faculdades, o que permitiu em 1975, o seu reconhecimento como universidade. A conquista tornou a Unimep, a 1ª universidade metodista da América Latina.

O documento de reconhecimento foi concedido em 17 de dezembro de 1975, conforme Decreto do Ministério da Educação de nº 76.860/75, assinado pelo Presidente da República.

“A história da Unimep é marcada pela inovação, empreendedorismo, pioneirismo. As políticas de ensino, pesquisa e extensão possibilitaram a consolidação do projeto universitário com o engajamento de professores(as) e alunos(as), produzindo conhecimento e socializando esse conhecimento por meio de projetos e ações de extensão. Outra marca importante é sua política de formação continuada de docentes, fazendo com que, num curto espaço de tempo, chegasse ao patamar de 90% de professores(as) Mestres e Doutores”, aponta o atual reitor interino da Unimep, o professor Ismael Forte Valentin, sobre a trajetória da universidade.

Valentin (foto ao lado à esquerda), nascido em Poá (SP), reside em Piracicaba desde 2004. Em fevereiro daquele mesmo ano (2004), ele ingressou na Unimep para exercer a função de Diretor da Faculdade de Ciências da Religião e começou a ministrar aulas de Teologia e Cultura.

“Ao longo de 14 anos, exerci várias funções na universidade como: Coordenador do Comitê pela Vida; Assessor da Reitoria para a Área de Extensão e Assuntos Comunitários; Coordenador do Grupo de Área de Ciências da Religião; participação em Comissões como: de Pesquisa, de Extensão e de Ensino; Comissão Própria de Avaliação; Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos”, relembra o reitor.

Ele destaca que a nomeação para a função de reitor, em dezembro de 2019, foi uma grande surpresa.

HISTÓRIA – O primeiro vestibular da Unimep foi realizado em abril de 1964. Dele participaram 160 candidatos, dos quais 158 ingressaram na universidade. A aula inaugural ocorreu no dia 15 de abril daquele ano e a formatura das primeiras turmas em dezembro de 1967.À frente também da Direção Geral da Educação Metodista, o reitor conta que há ações permanentes para a manutenção da expansão do olhar para o futuro e para a inovação na Unimep. Aspectos que, desde a criação da universidade a tornaram uma instituição diferenciada no município de Piracicaba, na região e no Estado de São Paulo.

Posteriormente, o IEP deu sequência à implantação de novos cursos, entre eles direito, pedagogia e letras. Em 1975, a instituição foi reconhecida como universidade. No ano de 1979, inaugurou o campus Taquaral e em 1980, o campus Santa Bárbara d´Oeste. Em 1996, integrou o campus Lins.

FUTURO – Diante das novas demandas e desafios da educação superior para os próximos anos, o atual reitor destaca que distintas ações e planos foram analisados, implantados e continuam em andamento.

Além de novos projetos, como a Aceleradora de StartUps, que buscam consolidar as novas práticas de ensino, além de aproximar a Unimep de ações de empreendedorismo e de novas parcerias.

“Diante do cenário que exigiu dos(as) professores(as) se apropriarem de ferramentas para a continuidade das aulas de forma remota, a experiência da Educação a Distância tende a consolidar-se e expandir com a qualidade sempre perseguida pela Universidade. Com a criação da “aceleradora de Startups”, inauguramos um novo tempo na Universidade, possibilitando maior interação da Unimep com empresas da região, bem como com o Poder Público, atendendo demandas e necessidades de diferentes segmentos econômicos e sociais. A Unimep proporciona e continuará a proporcionar inúmeras experiências vinculadas ao ensino, a pesquisa e a extensão, bem como desenvolver projetos nas diferentes áreas de conhecimento, além de viabilizar o aporte de recursos dos mais diferentes órgãos de fomento”, afirma o reitor.

Texto: Assessoria de Comunicação Unimep
Fotos: acervo Unimep e Edson Rossini