Unimep coleta mais de 6.000 mil quilos de lixo eletrônico
Mais de 6.000 mil quilos de equipamentos eletrônicos inutilizados (dentre eles celulares, aparelhos de MP3 obsoletos, entre outros) foram entregues por alunos, professores, funcionários e demais pessoas que frequentam os campi da Unimep para descarte consciente. O material acumulado no período de 3 de agosto a 5 de dezembro foi recolhido, em dezembro, pela empresa de manufatura reversa e gerenciamento de resíduos Oxil, localizada em Paulínia.
A ação é resultado de parceria firmada entre as duas instituições, em 2010, e por meio da qual,
foram disponibilizados cinco coletores para descarte de pequenos equipamentos eletrônicos no campus Taquaral, um em Santa Bárbara e um em Lins.
De acordo com Marcelo Trevisan (foto), chefe de suporte e treinamento do Departamento de Tecnologia e Informática (DTI) da Unimep, compunham os lotes recolhidos computadores antigos, monitores velhos e impressoras desativadas pelo tempo ou deficiência técnica. A parceria entre a Unimep e a empresa Oxil está no terceiro ano, e permite que ambas as instituições possam contribuir para um mundo melhor, afirma o profissional.
PRESERVAÇÃO
Ele destaca que paralelamente à parceria com a Oxil, o DTI da universidade atua em favor da conservação do meio ambiente, desde 2007, por meio de outras ações. Dentre elas, a reengenharia de impressão, capaz de proporcionar o uso mais consciente dos recursos de impressão, e a troca dos antigos monitores CRT pelos de LCD ou LED.
Segundo Trevisan, a substituição traz significativa economia de energia e mais conforto visual aos alunos usuários dos laboratórios espalhados pelos campi.
Edição e texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Fábio Mendes
Última atualização: 08/02/2012