Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimep coleta mais de 6.000 mil quilos de lixo eletrônico

Unimep coleta mais de 6.000 mil quilos de lixo eletrônico

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 08/02/2012 14h18, última modificação 26/04/2016 15h48

Mais de 6.000 mil quilos de equipamentos eletrônicos inutilizados (dentre eles celulares, aparelhos de MP3 obsoletos, entre outros) foram entregues por alunos, professores, funcionários e demais pessoas que frequentam os campi da Unimep para descarte consciente. O material acumulado no período de 3 de agosto a 5 de dezembro foi recolhido, em dezembro, pela empresa de manufatura reversa e gerenciamento de resíduos Oxil, localizada em Paulínia.

A ação é resultado de parceria firmada entre as duas instituições, em 2010, e por meio da qual,
foram disponibilizados cinco coletores para descarte de pequenos equipamentos eletrônicos no campus Taquaral, um em Santa Bárbara e um em Lins.

De acordo com Marcelo Trevisan (foto), chefe de suporte e treinamento do Departamento de Tecnologia e Informática (DTI) da Unimep, compunham os lotes recolhidos computadores antigos, monitores velhos e impressoras desativadas pelo tempo ou deficiência técnica. “A parceria entre a Unimep e a empresa Oxil está no terceiro ano, e permite que ambas as instituições possam contribuir para um mundo melhor”, afirma o profissional. 

PRESERVAÇÃO

 Ele destaca que paralelamente à parceria com a Oxil, o DTI da universidade atua em favor da conservação do meio ambiente, desde 2007, por meio de outras ações. Dentre elas, a reengenharia de impressão, capaz de proporcionar o uso mais consciente dos recursos de impressão, e a troca dos antigos monitores CRT pelos de LCD ou LED. 

Segundo Trevisan, a substituição traz significativa economia de energia e mais conforto visual aos alunos usuários dos laboratórios espalhados pelos campi. 


Edição e texto
: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Fábio Mendes
Última atualização: 08/02/2012

registrado em: