Unimep conquista credenciamento internacional
A Unimep recebeu, no último dia 11, o credenciamento internacional IPv6 Forum Certified Course, determinado pela IPv6 Forum, instituição responsável por disseminar mundialmente o novo protocolo adotado para a comunicação de todas as redes de computadores espalhadas pelo planeta. O IPv6 é uma nova versão do IP (protocolo de internet), um programa instalado em todo sistema operacional (Windows, Linus, Android), com a capacidade de ser conectado na internet ou em rede local. Além disso, o IP também define as regras universais que devem ser seguidas pelos computadores e dispositivos móveis como celulares e tablets, para que haja comunicação em rede. O credenciamento é válido para profissionais como engenheiros de redes e telecomunicações, instrutores e também para os cursos de redes de computadores que atendam todas as exigências da IPv6 Forum.
Com o reconhecimento, os cursos de graduação e pós-graduação em redes de computadores da Unimep passam a abordar, em sua grade acadêmica, o conteúdo relacionado ao protocolo. No Brasil, a Unimep é a primeira e a única universidade credenciada pelo IPv6 para oferecer cursos oficiais e que atendem plenamente às exigências internacionais. É um diferencial impactante não só para a área de redes de computadores, mas também para toda a universidade, por ser uma conquista que destaca o nome da instituição no cenário internacional, afirma o professor e coordenador do curso de especialização em redes de computadores da instituição, Samuel Henrique Bucke Brito (foto). O docente incluiu o credenciamento na ementa dos cursos, iniciativa que foi aprovada pelo presidente da IPv6, Latif Ladid.
Certificação Para uma instituição ser reconhecida com o credenciamento IPv6, é obrigatório que haja um docente certificado pelo órgão e que ocorra a aprovação pelo fórum sobre o conteúdo abordado nos cursos de redes de computadores. Na Unimep, Brito é, desde novembro de 2011, o docente credenciado com o certificado IPv6 Certified Network Engineer Gold. Além disso, no último dia 16, ele também tornou-se o primeiro instrutor oficial de IPv6 no Brasil, certificado pela entidade internacional. Atualmente, ele é o único docente do país a acumular essa titulação.
Texto: Júnior Campos
Fotos: Fábio Mendes
Edição: Angela Rodrigues
Última atualização: 18/02/2013