Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimep cria projeto Aceleradora de StartUps, que une ensino ao empreendorismo e inovação

Unimep cria projeto Aceleradora de StartUps, que une ensino ao empreendorismo e inovação

por Angela Rodrigues publicado 07/12/2020 05h00, última modificação 09/10/2021 01h13

Para ampliar a formação acadêmica dos estudantes, desenvolver atividades práticas de conhecimento em áreas específicas e oferecer oportunidades para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, a Unimep criou o projeto Aceleradora de StartUps, no campus Santa Bárbara d´Oeste. O programa está em fase final de implantação e será lançado em fevereiro de 2021.

Localizado no campus Santa Bárbara d´Oeste, e com possibilidade de promover atividades nos demais campi da Unimep: Centro, em Piracicaba; Santa Bárbara d´Oeste e Lins, o projeto Aceleradora de StartUps tem como principal proposta atuar como um programa institucional de apoio à inovação e integração regional.

A iniciativa se integra às áreas de pós-graduação, extensão e ensino da universidade, além de aproximar e fortalecer contato com representantes da comunidade empresarial e do poder público.

Dentre outros objetivos, também busca contribuir para o desenvolvimento de um modelo de Smarts Campi para a universidade e criar uma cultura disruptiva no ambiente acadêmico, capaz de promover a inovação no ensino, na pesquisa e na extensão.


Grupo de trabalho –
A criação e coordenação da Aceleradora de StartUps é conduzida por um grupo de trabalho formado pelos docentes: Ismael Forte Valentin, reitor interino da Unimep; Daniel Luis Monaro, gestor da Incubadora de Empresas de Santa Bárbara d´Oeste “José João Sans”; Felix Eliecer Fonseca Felfli, diretor de unidade do campus Santa Bárbara d´Oeste e coordenador do curso de engenharia mecânica; Marco Polo Marchese, diretor de unidade do campus Lins; Marlene Aparecida Moreno, diretora de Pós-Graduação e Pesquisa, Extensão e Cultura; Michael Francisco Adorno, diretor de Recursos Humanos e Renata Helena da Silva Bueno, diretora de Graduação da Unimep.

De acordo com o prof. Daniel Monaro, um dos idealizadores e coordenadores da iniciativa, a partir do desenvolvimento e aplicação das tecnologias de educação à distância e de mudanças significativas na forma de ensino presencial, a utilização dos espaços físicos dos campi exigiu ser ressignificada. Ao mesmo tempo, o mercado de trabalho foi afetado e passa por mudanças aceleradas. “Por isso, criar um suporte extracurricular que fomente o empreendedorismo e a inovação nas universidades, pode trazer efeito significativamente positivo na criatividade, inovação, liderança e habilidades empreendedoras de alunos da graduação”, destaca Monaro.

Já o diretor da unidade do campus Santa Bárbara d´Oeste, prof. Felix Eliecer Fonseca Felfli, aponta que um programa de fomento à inovação e o empreendedorismo na universidade, além de fornecer uma base educacional ao aluno, contribui substancialmente na promoção da pesquisa e extensão, na integração de todas as áreas de pesquisa num núcleo de ação comum, e cria uma aproximação entre a universidade, o poder público e as instituições privadas.

“Uma aliança estratégica entre a Instituição, o poder público e a iniciativa privada no sentido de impulsionar a cultura de inovação, o desenvolvimento tecnológico e o bem estar social regionalmente, contribuirá com ganhos significativos no aumento do número de projetos e inversões financeiras externas, utilizando positivamente tanto a infraestrutura como a os recursos humanos da instituição”, afirmou Felfli.

FUNCIONAMENTO – Localizada no campus Santa Bárbara d´Oeste da Unimep, a Aceleradora de StartUps ficará próxima aos laboratórios dos cursos de engenharia do campus barbarense.

O programa será administrado conjuntamente por equipes de docentes e colaboradores da Unimep. A universidade responderá pela estrutura funcional do projeto. O programa contará com uma liderança dinâmica composta pelas Startups, iniciativa privada associada e Poder Público.

A universidade dará suporte às startups aprovadas para o programa de aceleração, por meio de promoção de mentorias e assessorias, consultorias, cursos de capacitação, apoio laboratorial, cessão de espaço físico, infraestrutura e suporte na formação do Networking. As mentorias, assessorias e cursos serão conduzidos e ministrados a partir de um núcleo de assessores formado por professores dos cursos de pós-graduação da Unimep.

Já os associados da Aceleradora e a iniciativa privada apoiarão financeiramente o programa de aceleração, além de serem potenciais clientes ou investidores das Startups. Essas terão o compromisso de oferecer participação acionária direta aos associados.

O Poder Público poderá participar por meio de incentivos ficais e financeiro a partir de programas instituídos às empresas e startups da Aceleradora. Nesse sentido, está em planejamento pela Unimep a articulação de parceria com a Prefeitura para a criação de programa de incentivos fiscais e financeiros tanto para as associadas como para as Startups.

COMO PARTICIPAR – As startups interessadas em participar do projeto poderão acompanhar os editais de chamada, a serem lançados pela Unimep em seus canais oficiais (portal Unimep e mídias sociais).

Poderão se inscrever startups na modalidade B2B2C (business to busines to consumer), das seguintes áreas: startups digitais (Dig-Tech), startups industriais (Ind -Tech), startups legais (Law -Tech), startups Educacionais (Ed -Tech) e startups de Saúde (Health -Tech).

Três projetos sementes já compõem inicialmente o programa: Three Brothers Ltda, com o projeto Universidade do Café; WTO Ltda, com o projeto Bioenergy. Ambas compõem parcerias estratégicas com a Unimep. Já o terceiro projeto consiste na criação de uma empresa júnior que irá ser sediada no espaço de coworking da Aceleradora.

As atividades práticas serão desenvolvidas a partir do lançamento do projeto, em fevereiro de 2021.

Mais informações sobre a Aceleradora de StartUps podem ser consultados por meio do e-mail: daniel.monaro@unimep.br 

 

 


Texto:
Assessoria de Comunicação Unimep
Fotos: banco de imagens Pexels
Última atualização: 30/11/2020