Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimep desenvolve projeto de fábrica digital para a Volkswagen

Unimep desenvolve projeto de fábrica digital para a Volkswagen

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 14/03/2013 13h06, última modificação 26/04/2016 15h49

Com o desenvolvimento de uma fábrica virtual (tecnologia que permite a simulação virtual de processos produtivos na produção de motores) para modelar a parte de produção da fábrica de motores da Volkswagen de São Carlos, o Laboratório de Sistemas Computacionais para Projeto e Manufatura (SCPM), coordenado pelo professor Klaus Schützer e vinculado à Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (Feau), assinou um convênio de cooperação técnico-educacional com a empresa.

Com a parceria, alunos das distintas áreas de engenharia da universidade podem participar de iniciativas como estágios, visitas e palestras, enquanto os professores podem propor projetos de interesse comum. “Com o convênio e a necessidade específica, por parte da Volkswagen, de buscar solução de problemas ou ações a serem desenvolvidas em parceria com universidades, as instituições conveniadas são chamadas a propor projetos. Nesse momento, estamos desenvolvendo um desses projetos, que é o trabalho conjunto para implantar recursos da fábrica digital na produção de motores na unidade de São Carlos”, conta Schützer. Conforme divulgado no blog oficial da Volkswagen do Brasil, a fábrica digital desenvolve alternativas para a construção de unidades industriais e de processos produtivos antes de serem implementados fisicamente. As simulações via computador têm como objetivo otimizar os investimentos, prazo de implantação e o tempo de fabricação dos veículos, além de promover a ergonomia (estudo científico das relações entre homem e máquina).

Experiência – Dentre os alunos envolvidos com as atividades da fábrica digital, está Renan Stênico de Campos, do 5º semestre do curso de engenharia mecânica da Unimep. Ele ingressou no projeto em novembro e atualmente participa de treinamento para aprender a operar os softwares utilizados nas atividades. “Além de ganhar experiência, procuro ter contato, o máximo possível, com as áreas em que poderei exercer o meu trabalho futuramente, dentre elas, a área com a qual me identifico melhor e tenho prazer em trabalhar”, destaca o estudante.

Já para Cláudio Lopes da Silva (foto), aluno do curso de mestrado em engenharia de produção da universidade, além da experiência, a participação no projeto também contribuirá com a sua trajetória acadêmica, pois o software utilizado está dentre os conceitos apresentados em sua pesquisa. \"É uma experiência fantástica para minha carreira poder participar na melhoria de um processo de fabricação de uma empresa com o porte da Volkswagen. Dentre as consequências, destaco o aprendizado e o contato com profissionais que trabalham com tecnologia de ponta”, afirma ele, que participa da elaboração do cronograma de atividades do projeto, da simulação da usinagem de um bloco do motor para otimização de tempos, além de visitas nas plantas da Volkswagen de São Bernardo do Campo e São Carlos.

Parceria – A aproximação entre a Unimep e a Volkswagen teve início em 2009, ano em que o professor Schützer participou de eventos da Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI), uma associação tecnológico-científica reconhecida mundialmente e que incentiva a transferência de tecnologia entre o Brasil e a Alemanha. Em 2012, a empresa foi uma das patrocinadoras do Seminário Internacional de Alta Tecnologia, promovido anualmente pelo Laboratório SCPM. “A Volkswagen é uma empresa líder no Brasil na implantação da fábrica digital como ferramenta de trabalho e planejamento, e o SCPM é um dos parceiros na realização deste trabalho”, destaca Schützer.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes e Ivan Moretti