Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimep disponibiliza mais de 4 mil títulos na biblioteca virtual Pearson

Unimep disponibiliza mais de 4 mil títulos na biblioteca virtual Pearson

por ceperina — publicado 24/05/2016 02h00, última modificação 03/06/2016 18h15

Mais de 4 mil títulos estão disponíveis para alunos, funcionários e docentes da Unimep, por meio da biblioteca virtual Pearson, considerada a principal plataforma digital de livros do segmento universitário do Brasil. O acervo digital é a mais recente ferramenta de acesso ao conhecimento adquirida pela Unimep por meio da Rede Metodista de Educação. O acervo também pode ser consultado pelos estudantes da Faculdade Metodista de Santa Maria (Fames), em Santa Maria, Rio Grande do Sul; do Instituto Metodista Granbery, em Minas Gerais; do Instituto Porto Alegre, em Porto Alegre, e do Instituto Metodista Izabela Hendrix, em Belo Horizonte para consulta no momento em que precisarem. Na Umesp, a ferramenta já é oferecida desde 2011.

O acesso ao acervo da biblioteca virtual Pearson ocorre por meio da intranet, no link Biblioteca. O manual de uso está na própria plataforma disponível para download. A consulta pode ser feita em vários dispositivos: computadores, notebooks, tablets, iphone e iPad, e smartphones com sistema Android (basta baixar o aplicativo).

FACILIDADE E ACESSO

A Biblioteca Virtual Universitária é oferecida pela Pearson Education do Brasil e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como acervo que pode substituir parte da bibliografia básica e até 100% da biblioteca complementar. Permite, também, a integração com outros acervos da biblioteca tradicional, facilitando as buscas. Dentre as facilidades estão: consulta a milhares de obras, leitura integral na tela do computador, bem como editor de texto e anotações eletrônicas nas páginas, além da possibilidade de marcar como favoritos determinados títulos para pesquisas específicas. Os títulos são dispostos em tela de estante, simulando prateleiras.

"Ao disponibilizar para docentes e estudantes a biblioteca digital, a Unimep dá um grande passo no sentido de facilitar a leitura de textos, ampliando o universo de buscas, e o horário para consultas e dando a opção de pesquisar à distância, de qualquer lugar. Agora trata-se da contratação da Biblioteca Virtual Pearson Education do Brasil, logo, logo outras serão disponibilizadas", destaca o prof. Gustavo Jacques Dias Alvim, reitor da Unimep.

Carolina Segatto Vianna, responsável pelo Sistema de Bibliotecas da universidade, acrescenta que a seleção das obras disponibilizadas na biblioteca virtual é definida por 18 editoras parceiras da Pearson, que alimentam os e-books na biblioteca virtual. “As novas editoras que vêm se conveniando com a Pearson também fazem upload de títulos, aumentando assim a quantidade de títulos na BV a todo momento”, afirma. “Outra possibilidade que a Pearson oferece é a contribuição da comunidade, solicitando novos títulos para serem acrescentados no acervo digital. O usuário pode fazer a solicitação para a biblioteca da Unimep, de um título que pode ser de editora já parceira da Pearson ou não. Essa solicitação é encaminhada e depois recebemos um feedback sobre ela”, destaca Carolina.

IMPRESSÃO E DESCONTO

O sistema de busca na Pearson também permite localizar número de página, termo ou palavra no livro ou em todo o acervo da biblioteca virtual, assim como título e autor. Ainda é possível imprimir até 50% das páginas de um livro, por meio da compra de créditos de impressão.

Caso queira ter o exemplar impresso, o leitor também tem a opção de comprar uma cópia do livro. As obras podem ser adquiridas com o clique na capa da publicação desejada, e o pagamento é feito por meio de cartão de crédito ou de boleto bancário. As publicações chegam a ter 50% de desconto.

NA UNIMEP

Na Unimep, além da biblioteca virtual Pearson, outras três bases de dados são disponibilizadas aos alunos. São elas: a Target GedWeb (ABNT digital), que oferece acervo com 10 normas da ABNT, sendo três normas de documentação (referências, citações e apresentação de trabalhos acadêmicos) e outras sete referentes à gestão ambiental, máquinas e equipamentos mecânicos e qualidade, e a Revista dos Tribunais, que reúne 31 títulos de periódicos, desde a primeira edição e com todo conteúdo disponível para consulta além de 1 milhão de relacionamentos entre doutrina, legislação e jurisprudência. Há, também, o acervo da IOB Síntese, que disponibiliza 15 títulos de periódicos exclusivos na área jurídica. Nesse acervo, há a possibilidade de salvar as pesquisas e imprimir o conteúdo sem custo adicional. O acesso remoto é exclusivo ao corpo docente e discente da área jurídica, mas o acesso ao material em versão digital é possível para toda a comunidade da Unimep, por meio do serviço de referência das bibliotecas.

“A digitalização do acervo de materiais bibliográficos disponibilizados pela biblioteca digital, e outras bases de dados contratadas, permite o acesso remoto pela internet, por vários usuários simultaneamente, inclusive por meio de dispositivo móvel (tablets e smartphones). Esses novos modos de uso tendem a transformar a relação do estudante com a informação e com o conhecimento produzido e registrado nos suportes de tecnologia digital, possibilitando além da leitura, novas ferramentas para o estudo”, pontua a professora Cláudia da Silva Santana, coordenadora de Graduação da Unimep.