Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimep é a 5ª melhor entre as particulares do Estado de São Paulo

Unimep é a 5ª melhor entre as particulares do Estado de São Paulo

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 09/09/2008 13h18, última modificação 26/04/2016 15h45

A Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) ocupa o 5º lugar, dentre as 30 universidades particulares do Estado de São Paulo, de acordo com Índice Geral de Cursos (IGC) contínuo, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)/Ministério da Educação (MEC), na última segunda-feira, 8. Dentro deste ranking, a Unimep obteve o valor contínuo de 259 e o IGC faixa 3. No Brasil, ao todo, foram avaliadas 173 universidades, 131 centros universitários e 1.144 faculdades isoladas e integradas provenientes do ensino público e privado. Trata-se do primeiro dado oficial sobre instituições superiores apresentado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. 

O índice é construído com base em uma média das notas de cada instituição: os conceitos preliminares dos cursos da instituição (CPC) – componente relativo à graduação – e o conceito fixado pela Capes para a pós-graduação. Assim, sintetiza em um único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado. Também considera o nível de aprendizado dos formandos nos Enades (antigo Provão) do período de 2005 e 2007, a opinião dos alunos, a infra-estrutura e instalações, os recursos didático-pedagógicos e a titulação do corpo docente. A nota da Capes é referente à avaliação do triênio 2004-2006. 

Além de garantir transparência ao processo, o indicador também oferece dados consistentes ao trabalho de avaliação de cada instituição in loco. O IGC de cada IES do Brasil será divulgado anualmente pelo Inep/MEC, sempre em momento imediatamente posterior à divulgação dos resultados do Enade e do CPC.

Última atualização: 09/09/2008

registrado em: