Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimep e Associação Ilumina juntos na prevenção contra o câncer

Unimep e Associação Ilumina juntos na prevenção contra o câncer

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 30/04/2014 13h54, última modificação 26/04/2016 15h51

A Unimep e a Associação Ilumina firmaram um convênio de cooperação técnica e científica, com vigência de cinco anos, que tem por objetivo mapear o número de casos de câncer na região visando a melhoria nos atendimentos. Este mapeamento será realizado por meio do banco de dados de pacientes oncológicos assistidos pela Associação e por projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos por professores e alunos da universidade que favoreçam a prevenção ao câncer.

Parceria permitirá o levantamento sociodemográfico de pacientes com os mais diversos tipos de câncer, ou seja, será possível saber de onde são essas pessoas, em quanto tempo foram diagnósticadas, qual o período para o tratamento da doença e se possuem qualidade de vida durante o processo de tratamento.

Para o reitor da Unimep, prof. Gustavo Jacques Dias Alvim, a instituição está cumprindo um de seus papéis como universidade: o de servir a sociedade, por meio de projetos de pesquisa, e de extensão. Ele  acredita ainda que o convênio é um incentivo para alunos e docentes da Unimep.

“A iniciativa irá estimular os corpos docente e discente em suas atividades que serão ampliadas por novas oportunidades de desenvolverem projetos de pesquisa e de extensão. Aos estudantes serão propiciadas condições de conhecerem realidades com as quais irão trabalhar uma vez formados. Na verdade, vão levar conhecimento e trazer, também, para eles mesmos, conhecimento. Não deixa de ser uma forma de humanizar a aprendizagem. Os resultados das pesquisas serão revertidos à sociedade”, considera o reitor.

Texto: Jéssica Rodrigues
Fotos: Antonio Trivelin/Gazeta de Piracicaba/divulgação