Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimep e Instituto Educacional Piracicabano (IEP) têm novo reitor

Unimep e Instituto Educacional Piracicabano (IEP) têm novo reitor

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 16/12/2008 13h23, última modificação 26/04/2016 15h45

O mineiro Clóvis Pinto de Castro, 50, foi escolhido pelo Colégio Episcopal para ocupar os cargos de reitor da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e de diretor-geral do Instituto Educacional Piracicabano (IEP) da Igreja Metodista. O nome do novo dirigente foi anunciado oficialmente na tarde desta terça-feira, 16. A data da posse ainda não foi definida.  A previsão é que o novo gestor inicie seu trabalho em Piracicaba nas primeiras semanas de janeiro. Ainda em dezembro, ele faz contatos com gestores da Unimep para obter informações sobre a instituição.

Ex-aluno da Unimep, dos cursos de especialização em administração da educação (1989) e mestrado em filosofia da educação (1992), o novo gestor é pedagogo, teólogo, mestre em filosofia da educação e doutor em ciências da religião. Em sua gestão terá de enfrentar não só os desafios econômicos e de relações institucionais, como os da crise mundial e da educação brasileira. “Entro como um colaborador para ajudar a buscar soluções e encontrar caminhos adequados à sustentabilidade institucional. Há uma expectativa em apostar em uma única pessoa para sanar estes desafios. No entanto, entendo que eles devam ser enfrentados coletivamente. Ao mesmo tempo, fico honrado com o convite por ser a Unimep uma instituição tão conhecida e respeitada no Brasil”, conta. 

A ESCOLHA

Seu nome foi escolhido a partir de uma lista tríplice composta durante reunião do Conselho Diretor, realizada no último dia 6. De acordo com o bispo Stanley da Silva Moraes, secretário-executivo do Colégio Episcopal, o prof. Clóvis de Castro é uma liderança na área educacional do metodismo brasileiro e foi escolhido por possuir qualidades necessárias para ocupar os cargos. “Ele é um homem experiente, com bagagem em gestão educacional e grande atuação na história da igreja. É alguém de visão, como sempre foram os ex-reitores que passaram pela Unimep”, afirma. 

ATUAÇÃO

Clóvis nasceu em Ubá (MG), mas passou a infância e adolescência no Paraná. Ao longo dos últimos anos, exerceu vários cargos acadêmicos e administrativos. Atou quatro anos como vice-reitor acadêmico da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e há dois anos ocupa o cargo de vice-reitor e vice-diretor-geral do Instituto Metodista de Ensino Superior (IMS), órgão mantenedor da instituição. Castro possui experiência docente na área de ciências da religião e teologia, com ênfase na interface entre política e religião.

Além da experiência docente na área de ciências da religião e teologia, tanto na graduação como na pós-graduação, tem acumulado funções de diretor da faculdade de teologia e diretor da faculdade de filosofia e ciências da religião. É autor de diversas obras, como “A Cidade é Minha Paróquia” (1996), “A Dimensão Pública da Igreja” (2000) e “Meio Ambiente e Missão” (2003), entre outras.

Edição e texto: Assessoria de Imprensa Unimep
Foto: Denise Adms

Última atualização: 16/12/2008

 

 

registrado em: