Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimep e Prefeitura de SBO renovam parceria de gestão de incubadora

Unimep e Prefeitura de SBO renovam parceria de gestão de incubadora

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 18/11/2014 08h15, última modificação 26/04/2016 15h51

A Incubadora de Empresas José João Sans, da Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste,  que oferece às pequenas empresas, apoio estratégico nos dois primeiros anos de existência, teve o convênio de gestão e coordenação renovado. A Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e a

Desde abril de 2011, a Incubadora de Empresas é conveniada à Faculdade de Engenharia e Urbanismo (Feau) da Unimep. Nela, os empresários contam com infraestrutura, serviços de apoio como orientação no gerenciamento de negócios, comercialização dos produtos, exportação, gestão financeira e de custos, além de orientação jurídica. A ocupação dos módulos é limitada até 24 meses e pode ser prorrogada por mais um ano.

A incubadora é mantida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Unimep, Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Atualmente, é coordenada por Renato Luis Garrido Monaro, docente da Feau da Unimep.

RENOVAÇÃO

A renovação da parceria ocorreu no início do mês, durante a cerimônia pelo aniversário de dez anos do espaço no Anfiteatro Grená. Do ato de assinatura de renovação, participaram o reitor da Unimep professor Gustavo Alvim, o prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia, além de autoridades municipais, empresários, empreendedores, docentes e alunos da Feau/Unimep e representantes das instituições parceiras.

No evento, o reitor prof. Gustavo Alvim declarou que a instituição busca atender os anseios da comunidade de Santa Bárbara. “Agradeço ao prefeito Denis Andia pela parceria, e em especial, pela indicação de mudanças de trajeto do prolongamento do Corredor Metropolitano Noroeste que beneficiará estudantes e a população”, afirmou.

Já o prefeito Denis Andia enfatizou que “o componente principal para a implantação de suas empresas com sucesso no mercado de trabalho é o sonho. Desde quando era secretário de Desenvolvimento Econômico vejo a Incubadora com bons olhos. Que a vida traga o melhor neste período de incubação os preparando para o mercado”.

Atualmente, segundo Monaro, estão incubadas no local 10 empresas do ramo de fabricação de máquinas, desenvolvimento de produtos plásticos e metálicos, artesanato e decoração, bens de consumo, prestação de serviços de automação e manutenção elétrica e eletrônica. Além delas, outras duas empresas estão em processo de pré-incubação, que permite participar das consultorias sem um espaço físico disponível. O coordenador acrescenta que desde a criação, 32 empresas de diversos ramos já passaram pela incubadora.

“O trabalho sério desenvolvido pela Prefeitura de Santa Bárbara e pelos diversos parceiros institucionais, em especial a Unimep, o Ciesp e o Sebrae, fornece ao empresário empreendedor de Santa Bárbara d'Oeste possibilidades de crescimento e aceitação do mercado com inúmeros benefícios em relação aos concorrentes de outras cidades que não possuem o mesmo apoio. Hoje as empresas incubadas têm oportunidades de acesso a consultorias e acompanhamentos que permitem a aquisição de patentes de seus produtos, o registro de suas marcas e as condições necessárias de gestão administrativa para sobrevivência no mundo competitivo”, destaca Renato Monaro.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes