Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimep e prefeitura renovam convênio para atletas universitários

Unimep e prefeitura renovam convênio para atletas universitários

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 29/01/2010 11h46, última modificação 26/04/2016 15h46

Uma oportunidade para estudar em uma universidade qualificada. Com estas palavras o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri (PSDB), resumiu a importância do convênio assinado, no último dia 27,  com a Unimep e outras 16 instituições ligadas ao esporte municipal. O acordo, fixado tem repasse de R$ 2,971 mi por parte da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) e foi selado no Centro Cívico.  Os recursos servem para pagamento de despesas com inscrições em campeonatos, mensalidades nas federações e custo de arbitragem. Mais de 1.000 atletas são beneficiados com a iniciativa.

A parceria permite que esportistas tenham seus estudos na universidade financiados pela ‘bolsa atleta’. Atualmente, são 35 vagas disponíveis. De acordo com o prefeito, um dos motivos para firmar a parceria entre o esporte municipal e a Unimep é a qualidade dos cursos. “Manter e ampliar os contatos com a Unimep significa apostar num melhor desenvolvimento do esporte piracicabano”, ressalta.

O reitor da Unimep, Clovis Pinto de Castro, reforça o discurso. Segundo Castro, a tradição esportiva e a infraestrutura obrigam a Unimep a participar deste tipo de iniciativa. “Além disso, o curso de educação física que oferecemos está entre os melhores avaliados no país”, acrescenta.

“Os atletas são selecionados por critérios técnicos e por seus resultados. Temos que investir em atletas com futuro”, diz o secretário municipal de esportes, Pedro Mello.

PRÁTICA

A estudante de educação física e hepta campeã brasileira de karatê, Natália Ribeiro Brozulatto, beneficiada pela bolsa, diz que não conseguiria arcar com os custos do curso, se não fosse a ajuda. “Por esse motivo, sempre que recebo propostas respondo que minha prioridade é a universidade”, conta.

ESTÁGIO

Além das vagas para a ‘bolsa atleta’, o convênio oferece 20 vagas de estágio na prefeitura para estudantes a partir do 5º semestre de educação física. “A idéia é que os alunos participem de nosso Projeto Desporto de Base. Nossa meta é que os atletas estejam sempre estudando para futuramente contribuir com a sociedade por meio de seus projetos”, enfatiza Mello.

Edição: Celiana Perina
Texto: Leonardo Moniz