Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimep: entre as 4 melhores universidades particulares do interior

Unimep: entre as 4 melhores universidades particulares do interior

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 16/09/2015 07h30, última modificação 26/04/2016 15h52

A Unimep é a 4ª melhor universidade particular, na modalidade ensino, do  interior de São Paulo, de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF), pesquisa elaborada pelo jornal Folha de S. Paulo. Nessa categoria foram avaliadas pesquisas já desenvolvidas por avaliadores do MEC, número de docentes com doutorado e com dedicação integral na instituição e a nota obtida pelos cursos no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).  Além disso, segundo o ranking, a Unimep é a 8ª melhor universidade dentre as particulares do Estado de São Paulo. Os resultados foram divulgados na última segunda-feira, 14.

A avaliação realizada anualmente, desde 2012, reúne o desempenho de 192 universidades do país a partir de cinco quesitos: pesquisa, ensino, inserção no mercado, inovação e internacionalização. Um dos objetivos dos organizadores da iniciativa é o de auxiliar futuros universitários a escolher a universidade.

"Os resultados da pesquisa Folha RUF posicionam as universidades de acordo com
alguns critérios reconhecidos como indicadores de qualidade de ensino (titulação do corpo docente,  regime de trabalho, pesquisa, dentre outros), agregando outros cirtérios alinhados ao mercado de trabalho, como empregabilidade. Enquanto ranking, esta classificação tem seu mérito ao disponibizar  de forma organizada informações de interesse do candidato ao curso superior, carreira e oportunidades que a instituição pode oferecer.  No entanto, trata-se uma classificação que avalia a forma padronizada de instituições muito distintas, com diferentes propostas de formação", destaca a professora Cláudia Silva Santana, coordenadora de graduação.

GANHO DE QUALIDADE

A avaliação da universidade foi superior ao alcançado em 2014, ano em que a Unimep foi classificada como a 5ª melhor entre as particulares do interior de SP. Também de acordo com o ranking, a Unimep alcançou a 21ª colocação dentre as 95 universidades particulares do Brasil avaliadas subindo 11 posições em relação ao ano passado. No ranking geral a Unimep está na 78ª colocação dentre as 192 universidades do país  avaliadas pela publicação. No ranking de cursos, entre as privadas do Estado de São Paulo, o destaque ficou com fisioterapia classificado como 7º melhor dentre 92 cursos avaliados.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unimep
Fotos: Fábio Mendes/Bob Calligaris