Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimep entrega projeto do Parque Tecnológico nesta quinta-feira, 21

Unimep entrega projeto do Parque Tecnológico nesta quinta-feira, 21

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 19/06/2012 10h52, última modificação 26/04/2016 15h48

A Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep promove nesta quinta-feira, 21, a entrega do projeto arquitetônico e urbanístico do Parque Tecnológico de Santa Bárbara d´Oeste à Prefeitura Municipal e à comunidade barbarense. Aberto a todos os interessados, o evento ocorre a partir das 20h, no Auditório Grená, localizado no bloco 14, do campus Santa Bárbara. A iniciativa é fruto da parceria da instituição com a prefeitura. 

Durante o evento, também ocorre a cerimônia de fundação da assembleia de criação da Associação Parque Tecnológico, a definição dos componentes que irão atuar como gestores do parque, além do estatuto e regimento da entidade. Participam também da cerimônia representantes da Unimep, como Lorival Fante Júnior, diretor da Feau e indicado pela universidade para compor a assembleia, além de membros do poder público do município e região. 

PROJETO 

Na Unimep, os docentes responsáveis pela elaboração do projeto foram Aparecido dos Reis Coutinho, que atuou como coordenador-técnico; Natanael Jardim e Antonio Álvaro de Assis Moura, todos da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (Feau). O projeto envolveu dois anos de trabalhos dos professores, que desde 2010, fizeram visitas a outros parques tecnológicos localizados no Estado de São Paulo, e consultaram modelos de projetos já credenciados na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) do Estado de São Paulo. 

“Esses modelos auxiliaram a criação do Parque Tecnológico de Santa Bárbara, no entanto, o nosso projeto atende características específicas da região. Nesse sentido, foi idealizado para atender três eixos principais: o setor têxtil; o setor metal-mecânico e o de energia e meio ambiente”, afirma Coutinho. 

TECNÓLOGICO 

De acordo com o docente, o próximo passo é o pré-credenciamento do projeto junto à SDECT, e a solicitação de recursos para a implantação da infraestrutura do parque tecnológico. “Além de a participação na idealização, o Parque Tecnológico vai permitir que a Unimep participe, futuramente, também com o oferecimento de cursos para a formação técnica nos setores que o compõem; o oferecimento de serviços por meio do laboratório técnico-multiusuário e também com a criação da Cidade da Solda, para a formação de profissionais da área metal mecânica”, completa. 

O Parque Tecnológico de Santa Bárbara d´Oeste compõe uma área de 330 mil metros quadrados, localizada na entrada do município de Santa Bárbara d´Oeste, próximo ao entroncamento entre a Rodovia dos Bandeirantes e a Rodovia Luiz de Queiroz, em Santa Bárbara d´Oeste. 

ANOTE – Cerimônia de entrega do projeto do Parque Tecnológico de Santa Bárbara d´Oeste e Assembleia de Criação da Associação Parque Tecnológico, no dia 21, a partir das 20h, no Auditório Grená, do campus Santa Bárbara d´Oeste da Unimep (rodovia Luis Ometto, km 24 - SP 306). A entrada é aberta à comunidade. Informações: (19) 3499-1117.


Texto:
Angela Rodrigues
Fotos: Valter Guarnieri, Fábio Mendes e Ivan Moretti 
Coordenação/jornalista responsável: Celiana Perina
Última atualização: 20/06/2012

registrado em: