Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimep firma parceria para descarte consciente de material eletrônico

Unimep firma parceria para descarte consciente de material eletrônico

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 30/08/2010 13h43, última modificação 26/04/2016 15h46

A Unimep – Universidade Metodista de Piracicaba firma parceria com a empresa de manufatura reversa Oxil, sediada em Paulínia. A proposta é que mais de 1.000 equipamentos eletrônicos obsoletos, como computadores e impressoras, que estão armazenados na instituição sejam descartados corretamente, sem prejuízos ao meio ambiente. As máquinas descartadas são apenas as mais antigas, com processadores Pentium 1 e 2. Nesse processo, cerca de 85% do material é reciclado. 

Os computadores Pentium 3 são guardados para reutilização das peças pela própria instituição. A proposta se estende para a comunidade. Durante o mês de setembro serão instalados no campus Taquaral,  pontos de coleta de  celulares, IPod e outros  equipamentos eletrônicos, conforme conta o chefe de suporte e treinamento do Departamento de Tecnologia e Informática (DTI), Marcelo André Trevisan. 

De acordo com a engenheira ambiental da Oxil, Amanda de Moura Barban, quando dispostos no meio ambiente esses materiais podem causar danos ao solo, à água, ao ar e, consequentemente,  à saúde. Não é a primeira vez que a Unimep se preocupa com seus equipamentos. Há dois anos, uma parceria com a empresa Recon possibilitou a reengenharia de impressão, que reduziu de 700 para 150 o número de impressoras nos campi, o que significa uma diminuição no lixo eletrônico produzido pela instituição, além de economia de papel e energia.

Outra medida da universidade em prol ao meio ambiente é a substituição gradativa dos  mo- nitores de CRT (monitores de tubo) pelos de LCD, que consomem até 1/3 menos de energia.  


Texto:
Camila Duarte 
Edição: Celiana Perina 
Fotos: Fábio Mendes 
Arte do banner: Magdiel Silva
Última atualização: 30/08/2010

registrado em: